Brasil - Japón

Sección Agrocombustibles

Tokyo Electric, Mitsui e Petrobras

assinam acordo

 

 

A Tokyo Electric Power e a Mitsui & Co, maior companhia de energia do Japão e a segunda maior empresa financeira do Japão, assinaram contratos com a Petrobras para ajudar a garantir a segurança energética do país asiático.

 

A Mitsui se unirá a Petrobras em um projeto avaliado em 30 bilhões deienes (US$ 283 milhões) para produzir bioetanol à base de cana-de-açúcar. A empresa espera se beneficiar da demanda global por combustíveis alternativos. Separadamente, a Tokyo Electric assinou um acordo com a Petrobras para expandir os negócios no mercado internacional.

 

Os acordos coincidem com a visita do ministro do Comércio japonês, Akira Amari, nesta semana, à América do Sul, como parte dos esforços para incentivar o comércio entre os países. O Japão planeja elevar as importações de petróleo bruto do Brasil para reduzir a dependência da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. O país nipônico também pretende entrar no mercado de biocombustíveis, no qual o Brasil é o maior exportador, para auxiliar o corte de emissões dos gases causadores do efeito estufa.

 

Sob o acordo inicial, a Mitsui e a Petrobras, em conjunto com um parceiro local, produzirão cana-de-açúcar em um campo de 30 mil hectares, localizado na região central do Brasil. A cana-de-açúcar será utilizada na fabricação do bioetanol, que será exportado para o Japão, Estados Unidos e Europa. A produção comercial está agendaza para ter início no segundo semestre de 2009. A capacidade de produção máxima será de 200 mil quilolitros por ano.

 

Investnews

4 de julio de 2008

  

 

 

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905