Estados Unidos - Europa

Sección Agrocombustibles

Açúcar / Etanol

Trabalho escravo

 

 

O Estado de São Paulo, o mais rico da Nação, registra cenas de arrepiar, de total falta de respeito ao ser humano. Homens são tratados como escravos, em pleno século 21, na era da tecnologia, do conhecimento. O caso não ocorre longe daqui, mas aqui mesmo em Piracicaba, nas margens do nosso encantado rio, no bairro IAA. O alojamento de trabalhadores no corte da cana-de-açúcar abriga 18 pessoas, que se acotovelam em um minúsculo e sujo quarto, com móveis quebrados, colchões e roupas de cama encardidos.

 

No pequeno banheiro, uma bancada de madeira, próxima ao vaso sanitário, acumula sacos de arroz, farinha e outros mantimentos. A cozinha está praticamente destruída, a pia e armário sem condições mínimas de uso. O fogão acabado, uma sucata.

 

E o "gato" que contrata estes homens vindos da longínqua Cachoeira dos Índios, na Paraíba: ¿ Onde estará? Com certeza, ao arrebanhar os trabalhadores deve ter feito muitas promessas, alimentando sonhos que se tornaram, ainda a dia, em pesados. Uma velha e conhecida história de todos, já divulgada dezenas de vezes pela mídia, principalmente pela televisão. As carteiras de trabalho somem, o salário nunca é o prometido e aparecem inúmeras despesas para o trabalhador que ele acaba acumulando dívidas que nunca pode pagar.

 

Além disso, o "bóia-fria" é tratado como um bicho, vive como um bicho nos precários alojamentos, que muitos pensavam não existir mais. Na tentativa de conseguir um dinheiro a mais para saldar sua conta com o maldito "gato", o trabalhador supera seus limites cortando toneladas de cana em volume muito maior do que a capacidade humana resiste. Em conseqüência, joga a sua saúde fora, fica mutilado, aleijado, quando não perde a própria vida.

 

A volta para a terra natal é um presente para quem vive nestas condições. A ilusão acaba, o sonho se vai para dar lugar ao calor da mãe por perto, da mulher e dos filhos, à vida simples que nunca deveria ter abandonado.

 

Outros alojamentos podem estar funcionando neste mesmo esquema. É preciso colocar na cadeia os "gatos" sem raça de 2008.

 

 Editorial do Jornal "Gazeta de Piracicaba"

10 de Julho 2008

 

 

NdE: Nosso agradecimento a Alcimir Carmo e a Danilo Bonfim

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905