Agro-combustível pode aumentar desmatamento e fome no mundo

 

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou quarta-feira 10, um relatório mostrando os riscos que o aumento na produção do agro-combustível pode causar ao mundo. O aumento da fome é o principal problema segundo o documento. Para produzir o agro-combustível é Preciso expandir a monocultura – produção de uma só cultura em grande escala - e com isso, as terras usadas para produção de alimentos diminuiriam. O agro-combustível é produzido a partir de produtos agrícolas, como a cana-de-açúcar, soja, e outros que são fontes renováveis, e não se esgotam no meio ambiente como o petróleo.

 

O relatório também alerta que se este projeto não for bem implementado em países mais populosos como a China, os riscos ainda são maiores. Outra preocupação é com relação ao desmatamento. O aumento da monocultura pode acarretar em grandes áreas desmatadas para fazer as fronteiras agrícolas avançarem, isto poderia acontecer principalmente no sudeste da Ásia. Porém, o relatório não faz críticas ao Brasil sobre este tema.

 

Em março deste ano, o Brasil fechou acordo com os Estados Unidos para a produção do etanol. Segundo alguns ambientalistas, isto gera o aumento do trabalho escravo no país. Para se ter uma idéia, no mês passado a polícia libertou 68 trabalhadores de uma usina de produção de etanol no município de Itaruma (GO). Todos eles viviam em condições de escravidão.

 

Danilo Augusto

Radioagência Notícias do Planalto

15 de maio de 2007

Ilustración: Rel-UITA

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905