Brasil MORTE

Ato denuncia casos de morte

pelo uso de agrotóxicos

  

Cerca de 150 assalariados e assalariadas rurais de vários estados reuniram-se na manhã de terça-feira (20 de março) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em um ato com caixões pretos representando os casos de morte de trabalhadores e trabalhadoras rurais pelo uso de agrotóxicos sem proteção em atividades agrícolas.

 

Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Brasil é o líder mundial no consumo de agrotóxicos e utiliza pelo menos oito tipos de ingredientes tóxicos já banidos em outras partes do mundo.

 

Nesse sentido, o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Antonio Lucas, informou que a pauta entregue ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, no dia 29 de fevereiro, reivindica o fim da pulverização aérea com agrotóxicos e a proibição imediata de nove princípios ativos na sua composição.

 

 "Mato Grosso é o estado que apresenta o maior número de ocorrências de uso de agrotóxicos sem proteção e a conseqüente morte de assalariados e assalariadas rurais."

 

 

Verónica Tozzi
Rel-UITA | CONTAG
21 de março de 2012

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905