Brasil

A soja transgênica e os agrotóxicos

 

A presença de resíduos do agrotóxico glifosato e seu subproduto Ampa, usados exclusivamente no cultivo de soja transgênica, na soja da safra 2005/2006 tem preocupado técnicos do Departamento de Fiscalização (Defis) da Secretaria da Agricultura. Apesar de os valores encontrados estarem dentro da faixa permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde, os técnicos questionam esse limite e as conseqüências dos resíduos dos agrotóxicos para consumidores de produtos feitos à base de soja geneticamente modificada.


O Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Ceppa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já analisou 33 das 109 amostras de soja transgênica coletadas na última safra. Do total analisado, 24 amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos, como glifosato e Ampa, um subproduto do glifosato, em valores que variaram de 0,2 miligrama por quilo a 8,8 miligramas por quilo de soja transgênica. O Limite Máximo de Resíduo (LRM) de glifosato na soja, permitido pela Anvisa, é de 10 miligramas por quilo do produto. “Com o objetivo de liberar a soja transgênica, a Anvisa aumentou o limite em 50 vezes. Se a agência não tivesse aumentado esse limite, toda a soja que apresentasse resíduo de glifosato, acima de 0,2 miligrama por quilo, estaria condenada e deveria ser destruída”, afirmou o chefe da Fiscalização de Transgênicos do Defis, Marcelo Silva. Ele lembrou que o valor de referência só foi aumentado depois que a soja transgênica apareceu no mercado.

Sem controle


Para o chefe do Setor Receituário Agronômico e Ecotoxicologia do Defis, Reinaldo Onofre Skalisz, os resultados obtidos até o momento preocupam. “Mesmo estando dentro do limite estabelecido, a situação é preocupante. É importante ressaltar que, na soja convencional, o glifosato não é encontrado.


A preocupação dos técnicos da Secretaria é de que os vários produtos, que contêm derivados da soja transgênica, como leite, suco, bolachas, doces, salgadinhos e outros, também estejam contaminados com glifosato e Ampa. Segundo eles, o glifosato pode causar inflamação da garganta, dor abdominal, vômitos, edema pulmonar, hipertensão e outros problemas à saúde humana. “Em relações aos efeitos do Ampa no nosso organismo, até o momento, não temos conhecimento. Desconhecemos os estudos toxicológicos desse subproduto do glifosato. Não sabemos que tipo de problema pode causar ao consumidor”, concluiu Silva.

 

 

Noticia enviada por Roberto Ruiz

1 de junio de 2006

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905