2010

  Fotos Videos Prensa + Info Enviar

Nicaragua

Governo apoia a luta da ANAIRC

O Presidente Daniel Ortega visitou o acampamento em Manágua

  

Enquanto organizações nacionais e internacionais preparam o relançamento da campanha de apoio à luta da Associação Nicaraguense de Portadores de Insuficiência Renal Crônica (ANAIRC), organização filiada à UITA, o governo da Nicarágua decidiu apoiar o esforço dos ex-trabalhadores açucareiros portadores de IRC na busca de um diálogo com a Nicarágua Sugar Estates Ltd, empresa proprietária do Engenho San Antonio e integrante do Grupo Pellas.

Carmen Ríos

 

No início de dezembro de 2009, a Junta Diretora da ANAIRC entregou uma carta dirigida ao presidente da República da Nicarágua, Daniel Ortega, solicitando que o governo apoiasse o esforço dos ex-trabalhadores e das viúvas desta organização, que há mais de dez meses estão protestando em Manágua, facilitando uma possível aproximação e diálogo entre a ANAIRC e a Nicarágua Sugar Estates Ltd. (NSEL).

 

Os ex-trabalhadores açucareiros pedem que sejam indenizados pelos danos causados à sua saúde devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos e à contaminação das fontes hídricas da região, aplicando a Lei 456 que reconhece a insuficiência renal crônica (IRC) como uma doença de trabalho.

 

“Entregamos toda a documentação no escritório da Presidência da República e logo nos chamaram para informar que a nossa solicitação tinha sido atendida e que a Procuradoria Geral da República (PGR) daria prosseguimento imediato à nossa solicitação” –explicou Carmen Ríos, presidenta da ANAIRC, ao Sirel–.

 

Acompanhados por nosso assessor jurídico e sindical, já nos reunimos várias vezes com os funcionários da PGR e com o próprio procurador geral, Hernán Estrada, os quais nos asseguraram que tinham ordens expressas do senhor presidente da República para dar prosseguimento ao nosso caso por ser algo muito delicado, e para fazer todo o possível visando a tentar aproximar posições e a estabelecer negociações entre a ANAIRC e a Nicarágua Sugar Estates Ltd.

 

Além disso –continuou a presidente da ANAIRC– o procurador Estrada nos pediu que entregássemos cópia dos curtas realizados pela ALBA Sud e pela Rel-UITA –“Vozes e imagens dos portadores de IRC”–, para que o presidente Ortega os assistisse e se compenetrasse mais ainda da problemática que estamos vivendo”, assegurou.

 

No dia 9 de janeiro deste ano, o presidente Daniel Ortega visitou o acampamento da ANAIRC, o que foi considerado pelos ex-trabalhadores portadores de IRC como um sinal do interesse do governo na solução desta situação.

 

“Estávamos justamente completando 300 dias em Manágua quando o presidente da República passou pelo lugar onde estamos acampados e parou o seu carro. Ele nos cumprimentou e nos assegurou que fará todo o possível para que se abra um diálogo com a empresa”, disse Ríos.

 

Segundo a presidenta da ANAIRC, a PGR já havia entregado uma carta para a empresa e estão esperando as primeiras reações.

 

Em Manágua, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

25 de janeiro de 2010

 

 

 

Fotos: Giorgio Trucchi

 

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905