Brasil

Secretaria da Saúde confirma presença de agrotóxicos proibidos em alimentos

Morango, tomate a maçã são os produtos mais afetados, segundo estudo realizado pela Vigilância Sanitária

 

Um estudo realizado por técnicos da vigilância sanitária da Secretaria de Estado da Saúde apontou o uso indevido de agrotóxicos proibidos em frutas e hortaliças produzidas no Paraná. A pesquisa também constatou excesso de resíduos dos pesticidas nos alimentos.

O produto que apresentou maior incidência de agrotóxico foi o morango. Nas 78 amostras pesquisadas, 57 estavam irregulares e, destas, 52 eram por uso de agrotóxicos não autorizados para este tipo de cultura.

“A quantidade de agrotóxicos encontrada nos alimentos assusta. É preciso que o consumidor comece a consumir mais alimentos orgânicos”

Os outros alimentos pesquisados que preocupam os responsáveis pela pesquisa foram o tomate e a maçã, que tiveram presença de resíduos em mais de 90% das amostras.

Os produtos agrícolas envolvidos nesta primeira fase da pesquisa, que será contínua, foram a alface, batata, banana, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate, todos coletados em grandes redes de supermercado.

Do total de 407 amostras analisadas, 225 apresentaram algum tipo de resíduo. Destas, foram identificados 21 princípios ativos nos alimentos, sendo que 11 foram encontrados no morango, seis na maçã e cinco no mamão.

O estudo já está na sua segunda fase e envolve a coleta dos mesmos alimentos para observar possíveis mudanças. “A continuidade deste estudo visa reforçar a nossa preocupação em prevenir doenças no lugar de apenas curar”, diz o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

O material vai servir de subsídio para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretarias de Agricultura de outros Estados. A expectativa é que de posse destes dados os órgãos possam agir na cadeia de produção, auxiliando os agricultores a cuidar dos alimentos.

“A quantidade de agrotóxicos encontrada nos alimentos assusta. É preciso que o consumidor comece a consumir mais alimentos orgânicos”, lembra o médico veterinário Alfredo Benatto, um dos responsáveis pela pesquisa.

O estudo faz parte do Programa da Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que nessa primeira fase contou com a participação de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Nesta segunda etapa, mais nove Estados farão parte do programa. “Agora, vamos ampliar o número de agrotóxicos estudados para ter um leque maior de informações”, diz a engenheira agrônoma da vigilância sanitária Eliana Scucato.

Os agrotóxicos podem causar desde uma intoxicação alimentar até câncer em vários órgãos, dependendo de qual pesticida é usado. “É importante lembrar a população que mesmo os níveis de resíduos aceitos pela legislação são contabilizados para adultos”, acrescenta Benatto.

 

 Governo do Paraná/AEN

17 de marzo de 2004

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905