Brasil

 

A CONTAG e a luta pela terra

Mais três fazendas em MS são desapropriadas

 

No início do mês, o Diário Oficial da União publicou decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desapropriando três fazendas no Mato Grosso do Sul.

A estimativa é que 300 famílias sejam assentadas nessas áreas até o fim do ano. As fazendas desapropriadas são Canoas I e Canoas III, a 440 km de Campo Grande, e a Fazenda Santa Lúcia, a 83 km da capital do estado. Juntas, elas somam 4,7 mil hectares.

Antes de receber as famílias, a área passará por estudos de solo, clima e relevo. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Mato Grosso do Sul (FETAGRI/MS), Vladimir Nobre, há seis anos a Fetagri luta pela desapropriação dos imóveis.

“Para a FETAGRI, a medida representa uma vitória. Cada notícia de decreto de desapropriação representa uma vitória do movimento sindical. Para as famílias que estão debaixo de um barraco de lona, na expectativa de ter um pedaço de terra para trabalhar, gerar emprego e sustentar sua família, isso é tudo na vida”, declarou. 


O secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da CONTAG, Paulo Caralo, alertou que os proprietários das fazendas Canoas I, Canoas III e Santa Lúcia ainda podem entrar na justiça para pedir a reintegração de posse.  “Esse processo precisa de uma reformulação na legislação, porque não dá para a gente admitir que, após o Incra ter emissão de posse de uma área, o proprietário ganhe na justiça e retome essa área que já é definitivamente do governo federal”, explicou. Ainda de acordo

com o secretário, em todo o Brasil a

 CONTAG tem mais de 100 mil famílias

 acampadas que aguardam a

 desapropriação de terras.

A FETAGRI do estado

assentou 18 mil

famílias, mas ainda há 12

 mil acampadas, esperando por um

 pedaço de chão. De acordo com Vladimir

Nobre, 1,5 mil famílias deverão ser assentadas

 até dezembro. Outras 1,5 mil aguardam

 o crédito fundiário. Aqui em Mato Grosso

 do Sul, o que mais temos são terras

 para fazer assentamentos. O grande

 problema é que a não dispomos do

 programa de reforma agrária

no nosso país”.

 

 

 

Arnaldo Júnior e Letícia Souza

Fonte: Agência Contag

de Notícias

2 de agosto de 2006

 

 FOTO: Gerardo Iglesias

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905