Honduras

Nota da Rel-UITA

ao Presidente de Honduras

Diante da escalada de repressão contra os camponeses da região de Bajo Aguán

 

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

Montevidéu, 13 de abril de 2010
 

 
Exmo. Sr. Presidente da República de Honduras
Porfirio Lobo Sosa
 
 
Senhor Presidente,
 
Estamos conscientes da escalada
de violência e repressão contra os camponeses que está havendo na região de Bajo Aguán onde, nos últimos dias, foi registrada uma mobilização de tropas do Exército e da Polícia, sem precedentes.
 
As organizações camponesas que compõem o Movimento Unificado Camponês de Aguán (Muca) informou que as diferentes comunidades da região – que continuam no processo de recuperação das terras que lhes foram usurpadas pelos grandes proprietários de terras produtores de dendê- foram cercadas pela Polícia e pelo Exército, fortemente armados, que impedem que os camponeses entrem e saiam do local.
 
Na madrugada de hoje, 13 de abril, tropas do Exército e da Polícia invadiram violentamente as casas de Ulises Laínez e de Vicente Padilla, na comunidade El Despertar, onde destruiram portas, invadiram e ocuparam casas, espancaram e amarraram moradores.
 
Além disso, os dirigentes camponeses Marcial López e Jorge Laínez foram detidos. Eles são integrantes da Cooperativa Trinidad, filiada ao Muca. Várias mulheres, que tentavam evitar que eles fossem capturados, foram brutalmente espancadas.
 
Nenhuma dessas ações está amparada pela legislação vigente, portanto denunciamos energicamente esta ofensiva ilegal, bem como a tentativa de criminalizar a luta social e pacífica dos camponeses de Bajo Aguán, cujo objetivo explícito é fazer valer os seus direitos sobre as terras que lhes foram roubadas.
 
Tememos que esse tipo de Estado de Sítio imposto à essas comunidades, bem como as prisões e a violência perpetradas pelo Exército e pela Polícia, desencadeiem um massacre sem precedentes.
 
Esta dramática situação é agravada pela escalada da repressão vivida por Honduras desde o golpe de Estado, em junho de 2009, ao qual o seu governo não está alheio.
 
A persistência e a generalização da violência, que claramente emerge a partir das estruturas do Estado que atualmente é governado por Vossa Excelência, reafirma a cada dia que o povo hondurenho rejeita, em sua grande maioria, esta camisa de força militar e política que o governo pretende impor ao povo nas atuais circunstâncias.
 
Que conste também que, apesar da recente história da América Latina demonstrar que ninguém pode governar -e muito menos mudar o rumo de um povo- através da repressão e da violência, estamos conscientes de que ainda existem bolsões isolados que professam um exercício canibal da política.
 
Vossa Excelência deve escolher o lugar que ocupará nesta história.
 
Exmo Senhor Presidente, a Secretaria Regional Latino-Americana da UITA repudia e condena esta gravíssima situação, bem como faz de Vossa Senhoria o responsável direto pelas consequências que dela derivem.
 
Informamos também que continuaremos dando uma atenção e acompanhamento constantes ao que estiver acontecendo em Honduras, em especial no Bajo Aguán. E, com as nossas filiadas, anunciamos que este atual momento de Honduras será analisado durante a reunião do Comitê Executivo Mundial da UITA, na sua sede central em Genebra, Suíça, nos próximos dias 14 e 15 de Abril.
 
Finalmente, advertimos a Vossa Excelência que estamos dispostos a usar todas as ferramentas à nossa disposição para proteger a vida, os direitos humanos, a democracia e a paz em Honduras.
 
 
Gerardo Iglesias
Secretário Regional
 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

                16 de abril de 2010

 

 

 

 

más información

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905