Campaña de Solidaridad

SINALCORTEROS

Enviar este artículo por Correo Electrónico

 Brasil - Colombia

Trabajadores Cañeros de Colombia

 

Brasil - Colombia

CONTAG apóia causa de trabalhadores

rurais da Colômbia

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) se solidariza com a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do setor açucareiro na região do Valle del Cauca, na Colômbia.

 

A terceirização nos contratos por parte das "cooperativas de trabalho associado" tem imposto um regime semi-escravagista nas relações de produção e trabalho. Os efeitos práticos dessas falsas cooperativas se traduzem em jornadas exaustivas que chegam a 70 horas semanais e uma média salarial de apenas US$ 230, equivalente a R$ 530,00.

 

"Esse problema da terceirização é muito sério para os nossos cortadores de cana. Precisamos combater ferrenhamente esse mal do setor sucroalcooleiro não só Brasil, mas também na Colômbia e em outros países. Temos que nos mobilizar para acabar com terceirização nos canaviais", reitera o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Antônio Lucas.

 

Desde o final de setembro, 18 mil cortadores colombianos entraram em greve para exigir condições dignas de trabalho, melhores salários e acabar com as pseudocooperativas de trabalho associado. Por causa desse sistema, eles são responsáveis pelas contribuições previdenciária e de segurança industrial, isentando qualquer responsabilidade dos empregadores e patrões. O descaso das autoridades colombianas tem gerado a proliferação de sérios problemas de saúde aos trabalhadores rurais como lesões graves na coluna, surtos infecciosos por águas contaminadas e agrotóxicos.

 

A greve dos cortadores de cana do Valle del Cauca requer acompanhamento e solidariedade nacional e internacional a través da Campanha da UITA no site www.rel-uita.org. "Temos que fazer nossa a luta desses trabalhadores, reivindicando condições justas e dignas de trabalho nas lavouras. Isso requer uma luta global em prol da causa desses assalariados rurais", afirma o diretor da CONTAG, Antônio Lucas.

 

A CONTAG tem mobilizado o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) para alertar às autoridades brasileiras e à sociedade sobre as condições de trabalho na área da cana-de-açúcar. No final de julho, a entidade divulgou um documento com as propostas do MSTTR para regulamentação do setor sucroalcooleiro no Brasil

 

 

CONTAG
16 de outubro de 2008

 

 

 

Más Información

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905