Brasil  Grito da Terra 2012

     

Carta à CONTAG,
Fetags e Sindicatos

 

 

 

 

 

Quero parabenizar a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais pela luta em busca de melhorias para o desenvolvimento rural brasileiro, com a garantia dos direitos do homem e da mulher do campo e da floresta.

 

Acredito que temos ainda muita luta pela frente, para inserir na pauta do governo federal melhorias a fim de fortalecer este desenvolvimento sustentável e solidário em nosso país.

 

Apoio totalmente o Grito da Terra 2012, que tem como base a realização de uma ampla e massiva reforma agrária, com a valorização e como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar.

 

Como estou realizando um procedimento de autotransplante de medula durante esta semana, estou impossibilitado de comparecer ao encontro, mas aproveito este momento para receber o posicionamento da presidente da República Dilma Rousseff sobre as 80 reivindicações apresentadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

 

Desde o dia 27 de abril que solicitamos medidas, sobretudo, em relação aos efeitos da estiagem em todo Nordeste. Estaremos unidos e o meu gabinete como deputado estadual em Pernambuco já está trabalhando para fazer cumprir as medidas mitigatórias para os efeitos da estiagem.

 

Velhos padrões precisam ser modificados e juntos precisamos dizer “não” à produção de commodities em monocultura, ao uso de agrotóxicos e à exploração abusiva da força de trabalho.

 

Estamos juntos no Grito da Terra 2012, propondo ao governo a ampliação, articulação e integração com as políticas públicas destinadas ao povo do campo e da floresta, para efetivação de medidas que façam nosso país avançar.

 

Queremos uma vida digna com a conquista e consolidação da assistência técnica e do crédito agrícola, com a desapropriação de terras para a reforma agrária e a criação e a manutenção dos assentamentos.

 

Muitas outras reivindicações serão realizadas neste momento tão importante para o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e esperamos que realmente o Governo do Brasil nos ouça, e lute ao nosso lado, pelo futuro do país.

 

Outras conquistas marcantes surgiram ao longo destes 10 anos, como a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das melhorias das condições de trabalho dos assalariados.

 

Mas, mesmo diante destas conquistas ainda temos muito que construir para que os trabalhadores e trabalhadoras rurais possam ter uma vida mais digna e justa.

 

Assim, parabenizo a todos pela iniciativa e que o Grito da Terra 2012 seja a voz e a vontade do trabalhador e da trabalhadora brasileira!

 

Um grande abraço

Manoel Santos

Deputado Estadual – PE e ex-presidente da CONTAG

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905