Brasil Enviar este artículo por Correo Electrónico
 

Grito da Terra Brasil 2009

 

Acelerar el proceso de reforma agraria

 

 

Com Luiz Facco

 

 O 15º Grito da Terra (GDT) está acontecendo desde 25 de maio passado e continuará até o próximo dia 29. Milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura (CONTAG) estão concentrados em Brasília para uma instância de mobilização e negociação. Os líderes sindicais estão realizando reuniões com os diferentes Ministérios e esperam para a tarde de hoje, quarta-feira, 27, a resposta do presidente Lula. Sirel dialogou com Luiz Facco, assessor da Presidência da CONTAG, que está em Brasília para participar das negociações.

 

 

-Como começou este Grito da Terra 2009?
-O Grito começou de fato no dia 29 de Abril, quando foi entregue ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva a pauta de reivindicações para este ano. Esta é a 15ª edição do Grito, que é um importante momento de negociação coletiva para os trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros, os sem terra, os agricultores familiares, os camponeses, os jovens e os assalariados rurais.

 

Atualmente, estamos em plena negociação, e já nos reunimos com os Ministros da Educação e do Planejamento, visando receber uma resposta positiva à nossa pauta vinda do governo federal. Esta tarde, o presidente Lula vai se manifestar a este respeito.

 

-Quais são as expectativas pela resposta do Presidente?
-Temos trabalhado muito para que ela seja positiva; avançamos em vários pontos, mas ainda há pontos pendentes no que diz respeito à reforma agrária. De qualquer forma, continuaremos com a negociação e esperamos chegar a acordos positivos com relação aos pontos centrais.

 

-Qual foi o progresso e o que ficou pendente nestes 15 anos do Grito da Terra?

-Nestes 15 anos conquistamos importantes políticas para a área de saúde pública, da previdência social e da agricultura familiar através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Partimos do zero e, durante este tempo, construímos uma política consolidada, uma política diferenciada para os pequenos e médios produtores. Continuamos trabalhando intensamente no tema referente aos créditos e recursos para os agricultores familiares. Uma das nossas reivindicações é a de conseguir 15 bilhões de reais (aproximadamente US $ 7.500 milhões de dólares) para o PRONAF este ano.

 

-Você dizia que a questão da reforma agrária estaria pendente...
-A crise financeira internacional afetou também o Brasil e isto provocou um corte nos orçamentos destinados à agricultura em geral, o que levou que a reforma agrária se tornasse demorada. Neste momento, estamos negociando um reajuste orçamentário que permita continuar com a reforma. Entretanto, se fizermos um balanço, todos os anos avançamos um passo.

 

-Quais são as principais metas do Grito 2009?
-As principais metas são avançar com as políticas de crédito para a agricultura familiar, avançar com o tema da reforma agrária, ou seja, assentar milhares de famílias que continuam à espera da terra para produzir, o que é fundamental para gerar emprego e renda no campo. Outro ponto que estamos trabalhando diz respeito à justiça ambiental; propomos, para isso, uma revisão da legislação ambiental que permita um equilíbrio entre o meio ambiente e a produção no campo.

 

 

 

Em Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

1 de junio de 2009

 

 

 

Más Información

 

Grito da Terra 2009

                

Grito da Terra 2008

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905