SITRABI

 

Sindicato de Trabajadores Bananeros de Izabal

 

 


 

Morales, 30 de Setembro de 2007

 

 

 

 

Diante da dor que embarga nossos corações devido ao assassinato de meu irmão Marco Tulio Ramírez Portela, secretário de Cultura e Desportos do Comitê Executivo Central e secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Bananeiros de Izabal (SITRABI), Seção de Finca Yuma, quero de maneira especial expressar meu mais sincero agradecimento a todos e todas por sua solidariedade com nossa família e nossa organização sindical.

 

Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida, e aquele que crê em mim, mesmo estando morto, viverá”.  Por confiar nestas palavras de Jesus, temos a certeza de que meu irmão não está morto porque ele vive nos corações de cada um daqueles que o amam, e em cada um dos sindicalistas que foram seus companheiros e companheiras. Estou certo de que o sangue de meu irmão, derramado na rua principal de Finca Yuma, propriedade da multinacional Del Monte Fresh, será a semente de novos sindicalistas que defenderão os direitos sociais, econômicos e humanos da classe trabalhadora.

 

No velório e no sepultamento dos restos mortais de meu irmão, pude ver como centenas de trabalhadores e trabalhadoras, que nos acompanharam, derramaram suas lágrimas pela perda de um companheiro sindicalista, mas também no comprometimento de seguir adiante com nossa luta, porque não vão nos calar, porque não estamos sós: temos nossos aliados através do mundo.

 

Além de lhes agradecer, quero lhes pedir que mantenhamos a pressão sobre o governo e demais autoridades guatemaltecas para que, de forma imediata, investiguem o assassinato de Marco Túlio, para que se chegue a um rápido esclarecimento e também ao correspondente castigo para os executores do crime, os autores intelectuais e os seus acobertadores.

 

Fraternal e sindicalmente,

 

Noé Antonio Ramírez Portela

Secretário Geral

 

 

SITRABI - Sindicato de Trabajadores Bananeros de Izabal

 

Rel-UITA

1 de octubre de 2007

 

 

Envía tu mensaje solidario

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905