companhias

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    

  Peru   Galería Fotográfica  

Sección especial: Huelga en AmBev Perú

Nota do Comité Executivo Latino-Americano da UITA ao Presidente do Peru
 

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

Lima, 21 de maio de 2009

Exmo. Presidente da República do Peru
Doutor Alan García Pérez
Palácio do Governo

Ref.: Greve Ambev Sullana

Exmo Senhor Presidente,

Em 20 de Abril passado, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Companhia Cervejeira AmBev Peru SAC (SUTAMBEV) iniciou uma greve: último recurso legal na busca de uma solução para as suas justas reivindicações.

Há poucos dias atrás, a Suprema Corte de Justiça do Peru condenou o ex-presidente Alberto Fujimori a 25 anos de prisão. Fujimori foi acusado de "autorizar, dirigir e controlar" o esquadrão da morte do Serviço de Inteligência do Exército (SIE), mais conhecido como Grupo Colina.

O ditador Fujimori, algum dia, também terá que prestar contas pela implementação de políticas anti-trabalhista e anti-sindical extremas. O impacto da sua ideologia neoliberal no mundo do trabalho se traduziu no empobrecimento crônico das trabalhadoras e dos trabalhadores e no aumento indiscriminado dos contratos informais e precários, levando as condições de trabalho a um estado quase feudal. A investida contra as empresas públicas e a sua privatização significou demissões em massa e, acima de tudo, a dispensa arbitrária de milhares de dirigentes sindicais.

Não satisfeito com isto, Fujimori estigmatizou o movimento sindical rotulando de "terrorista" toda sua ação política e todas as formas de reivindicação e defesa dos direitos e interesses do trabalhador.

Esse cenário, em que prevaleceu a perseguição tenaz ao coletivo sindical e a supressão dos direitos e liberdades fundamentais, consagrados na Constituição de 1979, tiveram consequências devastadoras para os sindicatos e a negociação coletiva. Segundo o Programa Trabalhista de Desenvolvimento (PLADES), a diminuição da quantidade de sindicatos ativos foi drástica, e reduziu em 76 por cento o número total de Acordos Coletivos no país.

Exmo. Senhor Presidente, estamos cientes de que seu governo herdou uma autoritária legislação trabalhista, feita sob medida para que o modelo econômico neoliberal "excludente, predatório e desumanizador" mostrasse "toda sua elegância na passarela de uma trágica e destroçada década. Também estamos cientes de que nosso filiado, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Companhia Cervejeira  AmBev Peru SAC, é refém dessa situação e da atitude de uma transnacional que se posiciona no primeiro lugar do ranking mundial da produção de cerveja, uma empresa que, enquanto aumenta seu controle sobre o mercado global, é cada vez mais insensível e intransigente com os trabalhadores organizados.

Uma Missão da UITA encontra-se atualmente no Peru e, na próxima sexta-feira 22, ira até Sullana para oferecer a nossa solidariedade aos trabalhadores e suas famílias, que já suportam 31 dias de greve.

Além disso, estaremos lá para manifestar a nossa confiança de que a sua decidida e urgente intervenção, Sr. Presidente, encerrará este conflito absurdo que deixou nossas 374 organizações em 120 países tão preocupadas e indignadas.

Sem mais, apresentamos a VExa. os nossos sinceros protestos de estima e consideração.
 

  

Gerardo Iglesias  

Secretário Regional UITA

 

Siderlei de Oliveira
Comitê Executivo Latino-Americano UITA
Presidente da CONTAC
| Brasil

  
 

Luis Alejandro Pedraza
Comitê Executivo Latino-Americano
Presidente da UNAC | Colômbia     
 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

               22 de maio de 2009

 

 

 

 

Mas Información

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905