compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    Brasil

  

Com Jaime Santos

Demissões na AmBev mobilizam

os trabalhadores

 

Os trabalhadores da AmBev da filial Nordeste, localizada no estado de Pernambuco, realizaram uma mobilização no dia 6 de abril passado, onde paralisaram a produção, por serem contrários às demissões feitas pela transnacional cervejeira. Sirel dialogou com Jaime Santos, coordenador de Comunicação e Mídia do Sindicato da Indústria de Bebidas de Pernambuco.

 

-Quantos trabalhadores foram demitidos?

-Neste ano já chegamos a 150 trabalhadores demitidos, de um total de 600. No ato de 6 de abril passado tentamos reverter estas demissões, já que, quando negociamos, a AmBev garantiu que a crise não afetaria o setor cervejeiro. Passaram-se apenas três meses e a empresa nos comunicou que demitiria cerca de 20 por cento da sua planilha.

 

-Qual foi a resposta da empresa diante da mobilização?

-A AmBev ainda não se comunicou com o sindicato. Sabemos que pretendem demitir mais trabalhadores, mas por enquanto eles mantêm uma atitude muito reservada. Não se manifestaram.

 

-A empresa comunicou ao sindicato essas demissões, ou vocês foram pegos de surpresa?

-O que aconteceu foi que a empresa comunicou ao sindicato sobre as demissões de manhã cedo e tomou a medida na mesma tarde. Portanto, não tivemos capacidade de reação. A empresa tinha se comprometido conosco de que não seríamos afetados e, além disso, foi registrado um aumento da produção aqui no estado, e é por isso que não esperávamos essas demissões.

 

-Quais são as expectativas de estes trabalhadores serem readmitidos?

-A empresa prometeu aos trabalhadores demitidos que, na época da safra, quando a produção é maior, seriam readmitidos. Pessoalmente não acreditamos nisso, pois é uma possibilidade muito remota.

 

-Vocês planejaram alguma medida para os próximos dias?

-Estamos realizando diversas mobilizações nas diferentes empresas cervejeiras do Estado. Caso surjam novas demissões, começaremos uma paralisação por tempo indeterminado. Por outro lado, estamos trabalhando junto à CONTAC e à UITA para obtermos uma organização que fortaleça nossa luta.

 

 

 

 
 
 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

23 de abril de 2009

 

 

 

 Fotos: Sindicato da Indústria de Bebidas de Pernambuco

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905