compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

  Argentina

InBev quer ficar com tudo

A belgo-brasileira InBev, através de sua subsidiária AmBev, acaba de adquirir 91 % - já possuía 56%- da empresa argentina Quinsa.

 

O grupo Bemberg, que iniciou suas atividades na Argentina em 1890, vendeu, na quinta-feira 13 de abril, sua participação acionária na cervejaria Quilmes por 1.200 milhões de dólares. Desta forma, encerra-se a operação iniciada em 2002, quando a AmBev, mediante o pagamento de 600 milhões de dólares, ingressou no capital acionário da Quinsa com a opção de aumentar sua participação. O que no momento foi descrito como uma “aliança estratégica”, quatro anos mais tarde se transformou em um exemplo de negócios em tempos de globalização:

  • Essa operação permite à InBev controlar totalmente a empresa líder no mercado cervejeiro argentino. Em 2002, quando a até então AmBev tinha adquirido uma participação minoritária da Quinsa, a porção do mercado que esta detinha era de 64%, hoje supera os 80%. Se levarmos em consideração que a companhia também é a número um na Bolívia, com 98%, no Brasil, com 64%, no Paraguai, com 85%, no Uruguai, com 58% e que no Chile detém 11% do mercado, vemos que praticamente monopoliza a venda de cerveja nos países que fazem parte do MERCOSUL.
  • Por sua vez, o grupo Bemberg, que receberá a impressionante quantia de 1.200 milhões de dólares em dinheiro vivo, está isento -segundo a legislação argentina- de pagar o imposto sobre o lucro e sem nenhuma obrigação de reinvestir essa quantia -ou parte dela- no país.
  • Assim, os 1.200 milhões de dólares figurarão nas estatísticas dentro da rubrica “investimento estrangeiro” e os tecnocratas a serviço do governo se ufanarão de que o aumento da mesma leva a uma melhora para a população. Não obstante, neste caso o investimento foi para adquirir algo que já existia e seguir fabricando o que já se fabricava. Nenhum posto de trabalho novo, nenhum novo produto, nenhuma inovação, nenhum novo desenvolvimento… simplesmente pura especulação financeira.

Radicada em 30 países, InBev é a maior cervejeira do mundo em volume e ocupa o primeiro posto em vendas na América, Europa e Ásia. Na Europa seus trabalhadores se encontram em pré-conflito devido aos anúncios de fechamento das fábricas e demissões na Bélgica e em outros países.

 

Por sua parte, os Bemberg continuarão operando na Argentina. Isso será feito através do fundo de investimento Bisa criado em 1993, sendo que hoje são proprietários, entre outras, de Caro Cuore, líder em criação e design de Lingerie de qualidade, de Barugel Azulay, equipamento para o lar e materiais de construção e de Papel Misionero, uma Fábrica de celulose acusada de contaminar o rio Paraná.

Em Montevideo, Enildo Iglesias

© Rel-Uita

April 19, 2006

Enildo Iglesias

 

 

 

 

más información

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905