compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

  

InBev no banco dos réus da OCDE

UITA entra com processo contra a maior fabricante de cerveja do mundo por graves violações dos direitos dos trabalhadores.

 

No dia 7 de julho, a UITA acusou formalmente a produtora mundial de cerveja com sede na Bélgica, InBev, por violar as diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais. A ação envolve uma representação formal junto ao Ponto de Contato Nacional da OCDE na Bélgica –onde está localizada a matriz corporativa da InBev– e documenta reiteradas violações do direito nacional e internacional e contravenções específicas das Diretrizes da OCDE na filial da companhia em Montenegro.

 

A representação assinala que a agressiva repressão sindical da InBev na fábrica de cerveja Trebjesa –incluindo a demissão dos dirigentes sindicais grevistas como represália, a suspensão do Presidente eleito do sindicato Bozidar Perovic, assim como as ações da gerência para alterar a eleição sindical, além de procedimentos para a apresentação de reclamações– foi reforçada com ameaças de serem retirados os investimentos no estabelecimento, a não ser que Perovic fosse definitivamente demitido e, inclusive, proibido de entrar na fábrica. As Diretrizes da OCDE proíbem especificamente a ameaça de modificações na produção por parte da gerência durante a duração de um conflito trabalhista. A companhia ignorou também, deliberadamente, duas sentenças da corte de Montenegro, que decretaram que a demissão de Perovic era flagrantemente ilegal.

 

Esta demanda busca a rápida intervenção do representante da OCDE na Bélgica, com o propósito de facilitar o término da campanha anti-sindical e a realização de negociações diretas entre a UITA, a InBev e a filial da UITA em Montenegro para a reincorporação, com indenização total, do dirigente sindical Perovic.

 

 
UITA
24 de julho de 2006

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905