Brasil - El Salvador

 

Força Sindical adverte o Grupo CALVO

“Sua obstinação e capricho estão
complicando seriamente a situação”

 

 

A central brasileira Força Sindical, à qual está filiado o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Pesca de Itajaí (SITIP) que agrupa os operários da fábrica da CALVO no estado de Santa Catarina, enviou uma dura nota de protesto contra a perseguição sindical exercida por essa empresa e sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras da sua fábrica organizados em El Salvador.

 

Além disso, a Força Sindical adverte que permanecerá atenta aos relatórios que forem entregues pelos seus representantes no Comitê Executivo Mundial da UITA que acontecerá nos próximos dias, sendo que não estará descartada a aplicação de severas ações a nível mundial.

 

FORÇA SINDICAL

 

 

      São Paulo, 10 de abril 2008.

Cuadro de texto:  

A

GDC – Gomes da Costa

 

A/C: Dr. Enrique Orgue

        Diretor Admistrativo e Financeiro

 

 

 Ref. Praticas anti-sindicais da empresa Calvo contra os trabalhadores do

         El Salvador

 

Prezado Senhor,

 

Fomos informados pela Secretaria Regional da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e da Agricultura (Rel-UITA) sobre a inaceitável situação envolvendo o Sindicato Geral de Trabalhadores da Indústria Pesqueira e Atividades Conexas (SGTIPAC), em sua fábrica industrial em La Unión, El Salvador.

 

As denúncias de perseguição foram confirmadas, oportunamente, por nossos companheiros Jotacy Leite, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Pesca de Itajaí (SITIP), e Osvaldo Olavio Mafra, presidente da Federação da Alimentação de Santa Catarina, filiados a nossa Central. Ambos viajaram a El Salvador e tiveram uma entrevista com o Sindicato. Lamentavelmente, a entrevista que solicitaram ao diretor da fábrica de El Salvador, Miguel Ángel Peñalva, não lhes foi concedida.  

 

Em nome da Força Sindical e de suas 1.600 organizações filiadas, queremos informar-lhes que sua política de discriminação sindical contra o SGTIPAC é absolutamente inaceitável. Por momentos, acreditamos que as cosas iam ser diferentes na Calvo El Salvador, e que sua companhia responderia com a mesma atitude que mantém com  o sindicato aqui no Brasil e com as organizações sindicais na Espanha.

 

Sua obstinação e capricho estão complicando seriamente a situação e a UITA não descarta a possibilidade de duras ações sindicais a nível mundial. Nesse sentido, a Força Sindical aguardará o relatório que nos entregarão Melquiades de Araújo e Neusa Barbosa de Lima, respectivamente vice-presidente e secretária da Mulher de nossa Central, ao retornarem da reunião do Comitê Executivo Mundial da UITA, a ser realizado neste mês de abril .

 

Senhor Gerente, aguardamos que interceda urgentemente junto à sua matriz, para que esta infeliz situação seja superada e aberto um diálogo democrático e frutífero com o SGTIPAC.

 

Aguardando a evolução dos acontecimentos, apresento-lhe nossas cordiais saudações.

 

Atenciosamente,

 

 

        João Carlos Gonçalves (Juruna)                  Nilton Souza Silva (Neco)

                Secretario Geral                                  Secretario Internacional

 

C.C:

Dr. Serafim Fernandes Cabral

Diretor Industrial

Dr. Aroldo Cuelho Junior

Gerente RH

Dr. Carlos Alvano

Gerente Industrial

 

 

Força Sindical - Rua Galvão Bueno, 782  - 01506-000- São Paulo – SP

PABX: (11) 3277-5877   Fax: (11) 3208-3537  -  

www.fsindical.org.br

 

 

Rel-UITA

            15 de abril de 2008

 

 

 

 

Ver sección CALVO - El Salvador

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905