Bill Gates

O homem mais rico do mundo,

sua esposa e FEMSA

Bill Gates e sua esposa são donos de três milhões e 280 mil e 900 American Depositary Shares (ADS) da Coca-Cola FEMSA.

 

 

De acordo com um relatório que Bill e Melinda Gates entregaram ontem ao órgão regulador de mercado de valores norte-americano (SEC, na sigla em inglês), cada ADS negociado na Bolsa de Nova York equivale a 10 papéis “L” da Bolsa Mexicana de Valores (BMV).

 

É por isso que eles são donos de 12.1 % das séries “L”, o que representa, em seu conjunto, 14.7 % do capital da empresa. No fechamento de dezembro, o investimento do casal Gates equivalia a 124 milhões e 674 mil dólares.

 

De acordo com os relatórios entregues pelo casal à SEC, de setembro a dezembro de 2006, eles investiram 31 milhões e 461 mil dólares em títulos da Coca-Cola FEMSA.

Até setembro de 2006, tinham dois milhões e 980 mil ações, que valiam mais de 93 milhões de dólares.

 

Nestes três meses também se desfizeram de três milhões de ações (ADR) da América Móvil, que até 30 de setembro representavam um investimento de 118 milhões e 110 mil dólares. Mesmo assim, venderam suas 100 mil ações da Univision.

 

FEMSA foi a única empresa mexicana que recebeu mais dinheiro do casal. Seu investimento no Grupo Televisa desde princípios de 2006 se manteve, sem mudanças, em cinco milhões e 949 mil e 600 ações, ou 126 milhões e 488 mil dólares.

 

O criador da Microsoft, por meio da Cascade Investment LLC, também não fez nenhuma mudança no seu investimento na rede de televisão de Emilio Azcárraga Jean: 19 milhões e 439 mil e 200 ações, avaliadas em 525 milhões e 53 mil dólares no fechamento do ano passado.

 

A Bill & Melinda Gates Foundation Trust também é dona de títulos de Abbott, CBS, Coca-Cola, Costco, Daimler Chrysler, Kodak, Disney, Four Seasons, Fedex, Home Depot, Lilly Elli, Merk, Pfizer, Viacom e Sony.

 

Enquanto isso era revelado nos Estados Unidos, no México se falava de outra compra. FEMSA espera que, em menos de um mês, saia a autorização da Comisión Federal de Competencia para a aquisição da Sucos Del Valle.

 

FEMSA rechaça que a operação de compra esteja em risco, por causa da investigação que o organismo, pertencente à Secretaria de Fazenda e Crédito Público, realiza por um possível uso de informação privilegiada. Em entrevista, o presidente do Conselho de Administração da FEMSA, José Antonio Fernández Carbajal, disse que estão tranqüilos e otimistas. “Quem não deve não teme”, garantiu. “A operação será feita, porque é boa para a companhia comprada e para a compradora”, argumentou no dia da entrega do prêmio “Bom Cidadão Corporativo”, entregue pelo Centro Woodrow Wilson e por seu Instituto México a Alejandro Bailléres, presidente do Grupo Bal.

 

Fernández Carbajal disse que a proposta para aquisição da Sucos Del Valle foi uma decisão estratégica importante. “Vemos ótimas perspectivas no futuro para a companhia”.

 

Neste contexto, minimizou o assunto das investigações. Disse que é normal que todas as operações de fusão de companhias sejam investigadas, e que por isso esta ação já tinha sido prevista. “No entanto, a operação de compra não está em risco, porque ela nada tem a ver com a investigação”, garantiu.

 

Por Engee Chavarría y Hiroshi Takahashi

Publicado em Excélsior do México

16 de fevereiro de 2007

 

 

 

Imágen y destacados © Rel-UITA

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905