I  N FO

Coca  Cola

 

O rei da Espanha

condecora o presidente da FEMSA

 

Como ficou demonstrado no caso da indústria de conservas Calvo, a família real espanhola tem uma predileção especial pelos homens de negócios. Seguindo essa vocação, em princípio de junho, o rei Juan Carlos da Espanha honrou Lorenzo Zambrano (presidente da Cemex) e José Antonio Fernández (presidente da FEMSA) com a condecoração da Ordem de Isabel a Católica.

 

“A Ordem de Isabel a Católica, instituída em 1815, tem por objetivo premiar aqueles comportamentos extraordinários de caráter civil, realizados por pessoas espanholas e estrangeiras” esclareceu o embaixador da Espanha no México, Carmelo Angulo Barturen, encarregado de entregar a condecoração em uma cerimônia realizada na cidade de Monterrey.

 

O diplomata ressaltou que o rei da Espanha decidiu condecorar o presidente da FEMSA por sua contribuição à educação ao dirigir e patrocinar o Instituto Tecnológico de Monterrey. Convém deixar claro que o mencionado Instituto é considerado a principal universidade particular do país, ou seja, tem que pagar para estudar.

 

Além disso, o embaixador considerou pertinente recordar que Fernández fez da FEMSA a líder no mercado das bebidas na América Latina, “uma gigante dos negócios”.

 

 

A FEMSA investe na Colômbia

 

A FEMSA, a engarrafadora mexicana da Coca-Cola, investirá 119 milhões de dólares na Colômbia este ano, que serão destinados, na sua maioria, para expandir as operações de águas engarrafadas e sucos de frutas.

 

Felipe Márquez, vice-presidente de assuntos corporativos da FEMSA Colômbia, declarou que esse país é um mercado de um enorme e sólido potencial de crescimento, destacando que enquanto os mexicanos bebem 550 garrafas por ano, os colombianos consomem apenas 100 no mesmo período.

 

O investimento é justificado pelo fato de que as vendas de águas engarrafadas e sucos no país crescem em um ritmo três ou quatro vezes maior que o dos refrigerantes na América Latina. Márquez também anunciou que a FEMSA começará a exportar suas marcas mexicanas de cerveja como Sol, Tecate e Carta Blanca para a Colômbia.

 

 

Coca Cola x Pepsi

Quem ganha e quem perde?

 

A disputa entre a Coca-Cola e a Pepsi é antiga. Desde o início, ambas disputam os consumidores do mundo inteiro e até agora as marcas que tentam alcançá-las têm que investir muito esforço e dinheiro para conseguir isso, e mesmo assim não é tarefa fácil. Entre as líderes, em muitos mercados entre o êxito e o fracasso a distância é mínima, mas em outros é extrema.

 

Um caso é o do Chile onde, em termos de volume, a Coca-Cola controla 89,4 por cento do mercado de refrigerantes, em comparação com apenas 5,3 por cento da Pepsi, segundo cifras da consultora Euromonitor International. Já no Egito, a concorrência é mais dura: a Coca-Cola ganha, em termos de volume, com 49,1 por cento de participação, versus 46,8 por cento da Pepsi. Se por um lado a Coca-Cola mantém a liderança em nível global, a diferença é esmagadora em regiões como a Australásia, a Europa Oriental e a América Latina.

 

Claro que existem exceções, uma delas é o Irã, onde ambas as transnacionais não conseguiram vencer os competidores locais. A Zamzam lidera o mercado com 44 por cento, seguida pela Sasan (19,7), pela Coca-Cola (11,6) e pela Pepsi (5,4 por cento). Bem diferente é a situação no Kênia, ali a Coca-Cola capta mais de 90 por cento do mercado, seguida da marca local Kuguru, deixando a Pepsi em uma posição de extrema fragilidade.

 

A América do Norte é a região onde mais se consome refrigerantes em termos de volume. Os habitantes dos Estados Unidos, Canadá e México beberam 22.299 milhões de litros de refrigerantes em 2008, uma queda em comparação com os 23.279 milhões do ano anterior, segundo Euromonitor. O declínio contínuo se arrasta desde 2004, quando eram consumidos 25.751 milhões de litros. Já a Australásia é a região onde se consome menos refrigerantes, com um consumo de apenas 1.223 milhões de litros no ano passado.

 

A América do Norte é uma das regiões onde a concorrência é mais dura. Cerca de 49,5 por cento do mercado está em mãos da Coca-Cola, enquanto que a Pepsi capta 37,8 por cento. Muito atrás, mas com uma tendência ascendente, está a Dr. Pepper, que registra 0,4 por cento. As três companhias, com sede nos Estados Unidos, disputam palmo a palmo o mercado norte-americano. Mas a Dr. Pepper deu um golpe importante em fins de abril. A McDonald’s deixará de oferecer a Pibb Xtra, uma das marcas da Coca-Cola, para oferecer a Dr. Pepper em todos os seus restaurantes naquele país.

 

As bebidas tradicionais perderam a preferência dos consumidores norte-americanos diante das bebidas energéticas e da água com sabor. Além disso, houve uma diminuição do consumo devido à recessão, e com isso o volume de refrigerantes caiu 3 por cento no ano passado, sua maior queda em 23 anos. Por isso é que a Coca-Cola e a Pepsi se refugiaram em mercados emergentes como a Índia, a Rússia e, em menor medida, a China, onde rígidas normas antimonopólio põem travas na expansão dos negócios.

 

Em nível global, a Coca-Cola é a terceira marca mais valorizada, segundo um ranking da consultora Millward Brown Optimor. A empresa vale 67.625 milhões de dólares este ano, um aumento de 16 por cento em comparação com os 58.208 milhões de 2008. A Pepsi, por outro lado, ocupa o lugar 44, com um valor de 14,9 bilhões de dólares, uma queda de 3 por cento em relação ao ano passado, quando valia 15,4 bilhões.

 

 

A FEMSA também investe na Argentina

 

A FEMSA investirá 12 milhões de dólares na construção de um centro operacional em terrenos do Mercado Central, Partido de la Matanza, Argentina. Segundo anunciou a companhia em um comunicado de imprensa, a nova unidade operacional, que será construida em uma área de 7 hectares, estará concluida no próximo mês de fevereiro.

 

A Coca-Cola FEMSA está presente na Argentina desde 1994, e declara que emprega diretamente 2.300 pessoas e gera outros 1.100 empregos indiretos. A companhia opera na Cidade Autônoma de Buenos Aires e na Província de Buenos Aires. Conta com fábricas engarrafadoras em Pompeya (Capital Federal) e em Monte Grande (província de Buenos Aires); além dos depósitos e centros de distribuição em Três de Fevereiro, La Matanza e Cidade Autônoma de Buenos Aires.

 

A Coca-Cola FEMSA engarrafa, comercializa e distribui produtos da marca Coca-Cola em nove países da região (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela); responsável por 10 por cento das vendas da Coca-Cola no mundo, é a segunda engarrafadora de seus produtos a nível mundial.

 

 

En Montevideo, Enildo Iglesias

Rel-UITA

7 de julio de 2009

Enildo Iglesias

 

 

 

Con información de El Semanario y Euromonitor

Ilustracion: Rel-UITA

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905