Guatemala

A união dos trabalhadores da

Coca-Cola e a consolidação

da FELATRAC

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Coca-Cola na Guatemala realizaram recentemente o 5º Encontro Nacional em busca da sua fusão. Esta atividade faz parte das metas programáticas da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Coca-Cola que, desde sua fundação, avança sem parar.

 

Do 5º Encontro Nacional participaram o Sindicato dos Trabalhadores da Engarrafadora Central SA (STECSA), o Sindicato dos Trabalhadores de Alimentos e Bebidas Atlântida SA (SITRABASA) e o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Indústria do Café SA (SITINCA). O processo de união começou sua gestação, em passos firmes, a partir do Terceiro Encontro Nacional de Trabalhadores da Coca-Cola, realizado na Cidade de Guatemala, dia 24 de março de 2008. Convocado pela Rel-UITA e pela Federação Sindical dos Trabalhadores da Alimentação, Agroindústrias e Similares da Guatemala  (FESTRAS), os citados sindicatos concordaram em unir esforços para a construção de uma estrutura sindical mais eficiente e classista

 

Francisco Argueta, secretário geral do STECSA e vice-presidente da FELATRAC, manifestou no final do Encontro: “Trabalhamos para a mesma transnacional e enfrentamos as mesmas políticas e normas de produção. Se, além disso, em vários países da América Latina temos a FEMSA como empregador, nossa luta deve ser a mesma tanto a nível nacional como regional”.

 

A União dos Trabalhadores da Coca-Cola da Guatemala -continuou Argueta- é a melhor maneira de nos unirmos à Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Coca-Cola (FELATRAC), de somar esforços para que sejam respeitados nossos direitos, otimizar a luta e contribuir na organização daqueles trabalhadores que ainda não têm sindicato como é o caso de El Salvador e Costa Rica.

 

Organizar-nos melhor, dando cobertura sindical a todos os trabalhadores da Coca-Cola na Guatemala, construindo um sindicalismo de classe que vá além da problemática e dos desafios de uma determinada fábrica, é nossa melhor maneira de retribuir a solidariedade internacional que recebemos em todos estes anos”, concluiu o dirigente.

 

A FELATRAC

Um caminho e uma forma de caminhar

 

O processo de fusão entre o STECSA, o SITRABASA e o SITINCA visando criar a União dos Trabalhadores da Coca-Cola da Guatemala, as notícias da Colômbia sobre a filiação, pela primeira vez, de trabalhadores do sistema FEMSA nesse país, os contatos com os sindicatos dos trabalhadores das indústrias de refrigerantes da Confederação Revolucionária Operária e Camponesa (CROC) do México e a próxima formação da Comissão Nacional dos Trabalhadores da Coca-Cola no Brasil (maio 2009), são claros sinais da consolidação da FELATRAC.

 

A Federação, formada em 7 de maio de 2008 em Buenos Aires, passou a ser legalmente o ponto de encontro para muitas organizações que, devido a uma abordagem focada apenas nos seus problemas locais, trabalharam sempre de costas para as outras realidades, experiências e lutas. Hoje, a FELATRAC nos mostra não só um caminho, mas principalmente um novo caminhar sindical, transformando-se em uma experiência inédita na história do movimento operário latino-americano.

 

Acumular e articular forças, definir e desenvolver estratégias a partir da unidade de ação, são boas respostas a uma conjuntura onde a debilidade do movimento operário, em muitos de nossos países, se explica através da sua confusão ideológica, sua desorientação programática e sua dispersão organizacional.

 

Nós da Rel-UITA estamos focalizados em sistematizar o caminho percorrido que levou à  formação da FELATRAC com a finalidade de nos apoderarmos para redescobrir essa história, e assim continuar aprendendo com essas experiências –em seus acertos e erros- e então retroalimentar o processo de transformação de nossa prática, buscando uma ação sindical mais eficiente e combatente.

Gerardo Iglesias

Rel-UITA

14 de abril de 2009

 

 

 

Fonte: Entrevista Beatriz Sosa Martínez

Foto:  Encontro com Sindicatos dos Trabalhadores de Indústrias de Refrigerantes da CROC

         (México | Puebla | 28|03|09)

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905