compañias

  

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Brasil | SINDICATOS | DOUX

   

EN DIÁLOGO

 

 

Com Miguel Luiz dos Santos
    

 Acordo na Doux Frangosul põe fim à greve de Passo Fundo
 

Depois de mais de uma semana de paralisação, os trabalhadores e trabalhadoras do frigorífico de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), chegaram a um acordo com a empresa. Para mais detalhes do acordo, Sirel dialogou com Miguel Luiz dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação da cidade.
   

-Como chegaram ao acordo?
-Em 27 de julho passado, o Sindicato participou de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), à qual a empresa chegou com uma nova  e melhorada proposta que, na quinta-feira 28, foi votada na Assembleia e aceita pela maioria.
 
Embora não fosse o que os trabalhadores inicialmente aspiravam, houve uma melhora na primeira oferta e o resultado final foi positivo.
 
-Em que consistiu essa nova oferta da empresa?

-Entramos em acordo em torno de um piso salarial de 720 reais (460 dólares aproximadamente) e obtivemos o que estávamos pedindo com relação à participação nos lucros e resultados, 600 reais (380 dólares aproximadamente) e outro tanto relativo ao auxílio escolar, que passou a ser de 372 reais (237 dólares aproximadamente)
 
Em relação ao Vale Transporte, obtivemos um grande avanço, já que nesta rubrica a DOUX descontava 6 por cento dos salários dos trabalhadores, enquanto que agora desconta apenas 2 por cento, o que significa um aumento indireto de 4 por cento nos salários
.
 
Por outro lado, a transnacional francesa concordou em pagar todos dias em que os trabalhadores estiveram em greve.

 
-Você acha que a denúncia a nível internacional influenciou a mudança de postura da Doux?

-Sem dúvida, a participação da UITA ajudou muito, apesar da empresa estar apostando em chegar à instância judicial já sabendo que o TRT se pronunciaria por um aumento com base na inflação do período, -6,3 por cento-, conseguimos 8 por cento e benefícios importantes.

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

1 de agosto de 2011

 

 

 

   Foto: FETAG-RS

+ INFO

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905