doux

  

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

 

 

Brasil - França | AVÍCOLAS

É essencial uma aliança

entre os trabalhadores da Doux

de ambos os países

  

A Rel-UITA, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CONTAC) e a Federação de Trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA-RS) realizaram, em Porto Alegre, Brasil, a Oficina Internacional dos Trabalhadores da Doux, da qual participou a Federação Geral Agroalimentar (FGA) da França. Durante a atividade, o presidente da CONTAC, Siderlei de Oliveira, nos falou sobre as características desta transnacional avícola no Brasil.

 

Siderlei observou que, no Brasil, a empresa Doux Frangosul é a pior do setor no que se refere à negociação coletiva, e condenou a atitude enganosa da transnacional, que pretende manipular seus trabalhadores tanto no Brasil quanto na França inventando dívidas inexistentes.

 

Também denunciou que, como a legislação brasileira limita as remessas de lucros das empresas estrangeiras para suas matrizes, a Doux burlava esta disposição “exportando para si mesma, já que envia frangos do Brasil para a França e dali para outros destinos. Apesar da produção sair do Brasil, o dinheiro ficava na França que é onde recebiam os pagamentos", disse Siderlei.

 

A crise da Doux surgiu a partir de transações financeiras especulativas – vendas no mercado futuro- que, como de muitas outras empresas, caíram em 2008, juntamente com o dólar. "Esta crise da transnacional foi gerada na Europa e não no Brasil” - diz Siderlei.

 

Aqui temos informações concretas de que a Doux não mantém nenhum dívida com nenhum banco, mas deixou de recolher as contribuições sociais dos trabalhadores, está atrasada nos pagamentos aos fornecedores de matérias-primas e o problema principal é com os integrados, pois, apesar de já ter recomeçado a pagá-los, ainda o faz com um grande atraso".

 

Segundo o presidente da CONTAC, a Doux não respeita os sindicatos: "A negociação com ela é muito difícil, e só se senta para conversar a cada ano, porque assim o exige a legislação brasileira".

 

Com respeito aos aumentos salariais, Siderlei informou que "o Brasil tem uma inflação anual entre 5 e 6 por cento. Nossas negociações sempre obtiveram um aumento de um ponto percentual acima da inflação, e este ano o valor foi de 2 pontos percentuais, com exceção da Doux, onde foi necessário realizar uma paralisação e, ainda assim, só obtivemos 1,7 por cento acima inflação", disse ele.

 

A Doux também é uma das empresas que gera mais funcionários com doenças do trabalho.

 

Siderlei considera essencial "uma aliança entre os trabalhadores da Doux da França e do Brasil, porque não devemos permitir que uma empresa globalizada como esta mantenha este tipo de comportamento", concluiu.

 

 

Hélène Deborde, secretária-federal e responsável pelas Relações Internacionais Europeias
 da FGA e Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC

Carlos Amorín

Rel-UITA

22 de julho de 2011

 

 

 

    Foto: Gerardo Iglesias

+ INFO

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905