compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

 

República Dominicana
Demissões e trabalho precário
A proposta indecente da Nestlé

 

Carta Aberta ao CEO da Nestlé

  

 

Senhor Paul Bulcke:

 

No dia 19 de junho passado, a fábrica de Sorvetes Nestlé de Santo Domingo, República Dominicana, foi brutalmente fechada, deixando mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras sem emprego.

 

Caracterizamos este fechamento como brutal, pois ocorreu sem aviso prévio ao Sindicato dos Trabalhadores de Sorvetes Nestlé (SINTRANESTED), integrante de nossa organização filiada, a Federação Nacional de Trabalhadores da Indústria da Alimentação, Hotéis, Bebidas e Tabaco (FENTIAHBETA) da República Dominicana.

 

Na manhã do dia 19 de junho, os trabalhadores e trabalhadoras que chegavam, como faziam a cada dia, para trabalhar na fábrica de sorvetes, foram recebidos por forças policiais de choque e serviços de segurança privados que lhes impediram de entrar nos seus locais de trabalho. No estacionamento lhes informaram que a fábrica tinha sido definitivamente fechada. Os representantes da empresa fizeram várias promessas: pagar seis meses de salário como indenização pela demissão, manter durante esse período o seguro de saúde ativo para todos, e possibilitar a reinserção de 25 por cento do pessoal nas outras fábricas da Nestlé. Nenhuma dessas promessas foi cumprida.

 

Durante os meses anteriores ao fechamento, todo o pessoal teve que trabalhar horas extras, já que as câmaras foram abarrotadas com produtos que, ainda hoje, mais de três meses depois do fechamento, a Nestlé continua comercializando.

 

Esta ação selvagem é especialmente revoltante quando se observa que muitos trabalhadores e trabalhadoras tinham mais de dez anos de serviço e que, entre os despedidos, havia pessoas doentes, mulheres grávidas e, em quase todos os casos, o seu salário era a única renda do grupo familiar.

 

As condições do fechamento e a perda surpreendente do emprego não só causou graves conseqüências econômicas para os despedidos, como também lhes provocou um forte trauma emocional e psicológico, já que as mudanças que as suas vidas sofreram são dramáticas. Em alguns casos foram registrados graves episódios de depressão e de perda de gravidez por estresse e angústia.

 

Advertimos que esta terrível agressão contra os mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras despedidos, que dificilmente encontrarão outro emprego em um país em crise econômica e financeira, não passará despercebida. Nesse sentido, a UITA, junto com suas organizações filiadas, não poupará esforços na difusão e denúncia a nível internacional desta situação.

 

A 8ª. Conferência Regional de Trabalhadores da Nestlé, reunida em Buenos Aires sob o lema “Por uma Federação solidária e eficaz”, com representações sindicais da Argentina, Brasil, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai, expressou seu absoluto repúdio ao massacre moral e econômico infligido pela Nestlé aos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica de sorvetes de Santo Domingo.

 

A Nestlé, junto com as outras transnacionais, tem o triste privilégio de ser líder na eliminação do emprego permanente e o fechamento da fábrica de sorvetes de Santo Domingo encaixa-se nessa estratégia que visa desumanizar completamente os trabalhadores e trabalhadoras ao considerá-los como meros instrumentos, ferramentas, máquinas a serviço do crescimento constante dos dividendos corporativos. A “responsabilidade social empresarial” é uma fórmula retórica, um efeito “bonito” para o discurso, enquanto que na prática a Nestlé aplica a sua “estratégia indecente”.

 

A 8ª. Conferência Regional de Trabalhadores da Nestlé declarou, finalmente, a sua total e profunda solidariedade com os trabalhadores demitidos da República Dominicana. As delegações presentes se comprometeram a participar ativamente da campanha de denúncia contra esta bárbara ação empresarial, começando com a difusão desta Carta Aberta no dia 7 de outubro de 2008, Dia Internacional do Trabalho Decente, como símbolo de nossa proposta humanitária e dignificante do trabalho.

 

Em Nome da 8ª. Conferência Regional de Trabalhadores da Nestlé

Gerardo Iglesias

Secretário Regional UITA

 

9 de outubro de 2008

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905