compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Brasil

Con Melquíades Araújo, de la FETIASP 

Conseguimos um bom

acordo com a Nestlé

 

A Federação de Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP) acaba de fechar a sua negociação anual com a Nestlé. Sirel conversou com Melquíades Araújo, presidente da Federação, para saber os detalhes deste acordo.

 

-Quais foram os antecedentes desta negociação?

-Este ano, a negociação se baseou no que aconteceu nos outros estados onde a empresa tem fábricas. Nosso acordo com a Nestlé superou o de outras categorias do setor de Alimentação, não só em São Paulo como também em nível nacional.

 

-Como foi esse acordo?

-Conseguimos um aumento salarial de 1,27% acima da inflação anual passada, o que significa que antecipamos praticamente cinco meses da inflação futura. Além disso, no que se refere à chamada Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa, obtivemos um valor fixo de 2.900 reais, mais 90% do salário. A isto se adiciona um “vale-compra” mensal por 290 reais. Com este vale, os trabalhadores e trabalhadoras podem ir a qualquer supermercado e fazer as suas compras, o que de fato é outro aumento muito importante da receita. Em dezembro são concedidos dois vales com este valor, considerando os gastos extraordinários que todas as famílias têm. Isto significa que o vale corresponde a 13 meses por ano e, uma vez por ano, pelo conceito da PLR, os trabalhadores e trabalhadoras recebem quase um salário extra mais 2.900 reais.

 

-Os demais itens do acordo do ano passado foram mantidos?

-Completamente: pagamento de medicamentos, assistência médica, compra de material escolar para os dependentes, entre muitas outras coisas, todas ficaram vigentes neste acordo. Quero enfatizar que, atualmente, este piso salarial se encontra no valor de 900 reais mensais. Ninguém pode começar a trabalhar na Nestlé de São Paulo por menos deste valor.

 

-Quantos trabalhadores estão incluídos neste acordo?

-Trabalhadores diretos da Nestlé, que são representados por nós, são 6 mil no Estado de São Paulo.

 

-Como você avalia este acordo?

-Acreditamos que foi um bom acordo em relação à situação geral no país, já que garante o poder aquisitivo dos trabalhadores e antecipa alguns meses da inflação. Desejaríamos que houvesse uma maior integração entre os trabalhadores da Nestlé a nível nacional, para que os avanços, alcançados em qualquer estado, pudessem ser estendidos aos demais. Neste caso, nosso estado de São Paulo foi o que conseguiu um melhor acordo, e seria lógico que fosse o mesmo em todos os outros, já que às vezes alguns estados, com menor força do ponto de vista sindical, obtêm acordos menos adequados. Isto costuma ser usado como argumento pela empresa para discutir nossas demandas.

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

1 de Dezembro de 2009

 

artigos relacionados 

2-4-2009  Brasil – Nestlé
Trabajadores frustran chantaje de Nestlé
Con Melquíades de Araújo
Rel-UITA |  Amalia Antúnez

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905