compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Chile

A Nestlé e a CCU unidas

no negócio da água

 

CCU e Nestlé criam uma joint-venture para explorar o mercado chileno de água engarrafada

 

 

A Companhia Cervejarias Unidas (CCU) e a Nestlé anunciaram a criação de uma sociedade estratégica para desenvolver o negócio da água no Chile através de uma sociedade anônima fechada denominada Águas CCU-Nestlé Chile S.A., filial das Engarrafadoras Chilenas Unidas S.A. (ECUSA).

 

A CCU, através da sua filial ECUSA, participará da sociedade através de seus ativos no negócio de água que desenvolve atualmente, os quais, basicamente, consistem nas marcas Cachantun e Porvenir, assim como nas fábricas engarrafadoras e fontes de água mineral. Já a Nestlé contribuirá com uma licença para produzir e comercializar no Chile a sua água purificada marca Pure Life.

 

Para formar esta sociedade, a Nestlé pagou para a CCU aproximadamente 32,5 milhões de dólares, obtendo com isso 20 por cento de participação na sociedade. Soma-se a isso a opção de que a Nestlé Waters Chile terá na compra de outros 29,9 por cento das ações da ECUSA, em um prazo de dezoito meses. Se esta opção for exercida, a Nestlé atingirá uma participação de 49,9 por cento em Águas CCU-Nestlé Chile.


A marca Pure Life tem uma história bastante turva que pode ser resumida em dois exemplos: em 2005, a agência Europa Press informava que a
Nestlé estava utilizando os recursos hídricos do Paquistão para elaborar sua água engarrafada Pure Life, que nem sequer é vendida neste país, já que a população não pode pagá-la. O outro exemplo é encontrado no Parque de Águas São Lourenço, localizado no estado de Minas Gerais (Brasil), que a Nestlé explora desde 1994. Ali a companhia perfurou ilegalmente um poço e, como a água é muito ferruginosa, passou a extrair o ferro antes de engarrafá-la, sem ter autorização para isso (ver mais informação em O gosto amargo da Nestlé Pure Life).

 

Agora no Chile, a Nestlé e a CCU competirão com a Dasani, marca de água purificada da The Coca-Cola Company. Poucos meses atrás, a Coca-Cola havia adquirido a companhia local Benedictino, passando de uma participação de 29 por cento no negócio de águas engarrafadas - com as marcas de água mineral Vital e água com sabor Dasani --, para os atuais 34 por cento.

 

O negócio de águas engarrafadas no Chile vem experimentando lucros próximos aos dois dígitos. Em 2004, registrou uma expansão de 10 por cento, enquanto que em 2005 o aumento foi de 26 por cento e em 2006 de 19 por cento. Entretanto, durante o primeiro trimestre de 2007, foram registradas vendas de 62,2 milhões de litros, que equivalem a 11,3 por cento do total da oferta de bebidas prontas. As perspectivas de incremento são amplas, no Chile são consumidos 10 litros de água por ano por pessoa, enquanto que na Argentina é mais do dobro (21 litros), no Uruguai o consumo chega a 36 litros anuais e na Itália a 175 litros.

 

“Seria natural que a Nestlé, líder mundial de águas, iniciasse a sua operação em um dos países onde não estava associada com a líder a nível local”, resumiu Patricio Jottar, gerente geral da CCU. Já Fernando del Solar, presidente da Nestlé Chile destacou que “a sociedade significa a entrada da Nestlé em uma categoria na qual é líder mundial e, conjuntamente, fortalece sua vasta gama de produtos no âmbito da nutrição, saúde e bem estar, eixo estratégico da companhia”. Fernando Mora, que até agora era gerente comercial da filial ECUSA da CCU, e antes trabalhou na Nestlé, dirigirá a nova sociedade.

 

A Nestlé, que é a principal empresa de alimentos do mundo, também lidera o negócio da água através da sua filial Nestlé Waters (com sede na França) com marcas como Perrier, San Pellegrino, Vittel e Nestlé Pure Life. No Chile, é a primeira companhia de alimentos, com 73 anos de presença em diversas categorias de produtos como nutrição infantil, lácteos, cereais para o café da manhã, culinários e café. Já a CCU é uma empresa diversificada de produtos prontos para o consumo nas categorias de cervejas, bebidas gasosas, sucos e néctares, vinhos, pisco, águas minerais e purificadas, produtos funcionais e confeitos. Com mais de 150 anos de história e com operações no Chile e na Argentina, conta com fábricas, escritórios comerciais e depósitos em todo o país e atende a cerca de 94 mil clientes no Chile.

 

 

En Montevidéu, Enildo Iglesias

Rel-UITA

7 de janeiro de 2008

Enildo Iglesias

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905