compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Brasil

Nestlé Nordeste fecha primeiro acordo

 

A Nestlé brasileira, só produzia produtos para a classe média e alta, porém com a construção da fábrica em Feira de Santana/BA, produzirá produtos populares, com embalagens inferiores, para venderem mais barato, aproveitando um novo mercado Baiano criado pelo bolsa família no nordeste.

 

Nestlé Investirá Forte

 

A construção da fábrica no Nordeste, teve incentivos dos Governos Federal, Estadual e Municipal. A transnacional esta anunciando a transferência de grande parte de sua produção brasileira para o nordeste, transformando a fábrica da Bahia em uma das maiores em produção, e maior em diversidade de produtos no Brasil.

 

Fechamento de Fábricas

 

Mais uma vez, a guerra fiscal entre os estados leva ao fechamento de fábrica, concentração de produtos e redução de trabalhadores e trabalhadoras.

 

Precariedade das Relações

 

A Nestlé, trata os seus trabalhadores nordestinos com diferença, em relação ao Sul e Sudeste, pois não repassa aos seus colaboradores de Feira de Santana/BA, os mesmos reajustes e piso salarial pago nas demais fábricas.

 

Contrata consultoria

 

A descriminação começa na mesa de negociação, onde a negociação não é feita pelo negociador da empresa, e sim por um consultor contratado para este fim, que não tem nenhum compromisso com os princípios de relações trabalhistas, apregoados pela Nestlé em todo o mundo.

 

CONTAC participa do primeiro acordo

 

No dia 14 de dezembro em Feira de Santana/BA, a CONTAC participou da Assembléia de aprovação pelos trabalhadores, do primeiro acordo coletivo que foi fechado 05 meses após a data base.

A Participação da Confederação não se deu somente na assembléia, mas coordenou uma Campanha Nacional e Internacional em prol dos Trabalhadores da Nestlé Nordeste.

 

Somente até Maio de 2007

 

Os meses acordados foram somente 5 meses, que foram de janeiro a maio de 2007. Em maio de 2008, o valor que será acordado será sobre os valores de maio de 2007.

 

Bom Natal para os Trabalhadores

 

O acordo firmado, tem efeito retroativo ao mês de maio, e os trabalhadores receberão cinco meses de reajuste de salário atrasado .

 

Principais clausulas acordadas

 

  • Reajuste de 5% sobre o salário percebido em 30.04.2007.

  • Ajuda Alimentação de R$108,00.

  • Fica assegurada a data Base em maio.

Primeiro acordo

 

Conforme manifestação do coordenador do SINDALIMENTAÇÃO da Bahia, Neilton Meireles, “o acordo não foi dos melhores, esperávamos que as primeiras clausulas fossem iguais não imaginávamos que a Nestlé fosse dividir o país em dois: o Sul e Sudeste diferente do Norte/Nordeste. Mas após 6 meses de lutas finalmente fechamos o primeiro acordo.

 

Siderlei de Oliveira
Rel-UITA
18 de dezembro de 2007

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905