compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

       República Dominicana

Nestlé – Sorvetes

Novos fatos, as mesmas digitais

 

Quando em dezembro, a Nestlé demitiu mais de 40 trabalhadores, o supervisor disse ao companheiro Elvis Terrero: “o senhor se salvou por estar protegido pelo direito sindical”. Bem, em 9 de abril passado, tendo passado o prazo previsto no direito sindical, Terrero foi chutado. As razões? Negar-se a aceitar um posto de menor hierarquia na empresa. Nesse mesmo dia, a Nestlé Sorvetes também demitiu o trabalhador Carlos Montero, argumentando que a companhia está reestruturando seu departamento técnico.

 

Para saber de mais detalhes, SIREL se comunicou com Bernabel Matos, coordenador de educação da UITA para a área do Caribe, que assim se manifestou: “com estas demissões, a Nestlé abusa de seu poder e viola o convênio coletivo no que concerne ao acordo sobre indenizações trabalhistas assinado entre a Empresa e o Sindicato”, afirmou Matos. Declarou ainda: “este acordo diz que quando algum trabalhador for sair da empresa, as indenizações trabalhistas têm que ser solicitadas pelo Sindicato. Neste caso, nada disso aconteceu. A empresa simplesmente –enfatizou Matos- mandou que os companheiros mencionados passassem nos escritórios onde foram informados da decisão tomada e que retirassem suas indenizações, sem lhes dar a oportunidade de consultar o Sindicato”.

 

Para o coordenador de educação da UITA, e ex-trabalhador da Nestlé em sua fábrica de San Francisco de Macorís, “a empresa atuou de má fé, e também violentou o acordo de indenizações trabalhistas que regulamenta a saída de um trabalhador”.

 

Diante desta situação, o Sindicato e a Federação Nacional de Trabalhadores (FENTIAHBETA) denunciarão estes fatos ao Ministério do Trabalho e não está descartada a implementação de importantes ações sindicais. Na próxima quarta-feira, 25 de abril, está agendada uma reunião com a direção da Nestlé, onde o Sindicato participará acompanhado de uma importante delegação da Federação, encabeçada por seu presidente Ovidio Calvo,  e por Francis Taveras e Ramón Castillo, secretários gerais dos sindicatos da Nestlé de San Francisco de Macorís e San Cristóbal, respectivamente.   

Gerardo Iglesias

© Rel-UITA

24 de abril de 2007

 

 

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905