compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoPerdigão                         

    Brasil

Doenças no setor avícola
provocam mobilização

 

 

A CONTAC, o INST e a UITA, reuniram-se dia 13/03/2008 na cidade de Florianópolis em Santa Catarina com Sindicatos e Federações de diversos estados do Brasil com indústrias avícolas em suas bases, para discutir medidas a serem tomadas com o objetivo de impulsionar a Campanha Nacional pela redução na jornada de trabalho para turno de 6 horas e redução do ritmo nas indústrias avícolas brasileiras.

Na reunião estavam presentes representantes das Federações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que têm em suas bases as principais fábricas do setor avícola brasileiro. Nesta reunião foram tiradas inúmeras ações para serem realizadas nestas fábricas. A mobilização acertada na reunião é de que serão realizados atos em frente as principais fábricas do setor, localizadas nos três estados do Sul : Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 

Violência dentro da fábrica da Perdigão em Santa Catarina

A tragédia aconteceu no dia 15 de março, dentro da unidade de Videira/SC. Os empregados trabalham com uma arma na mão, pois seu trabalho é realizado com uma faca afiada.

 

Stress e ambiente de trabalho

É comprovado cientificamente que o trabalho em abatedouro e frigoríficos, abala psicologicamente, pois é uma atividade que exige contato com sangue, víseras e cortes, que leva ao desequilíbrio mental.

 

Constatação de estudos

Um estudo realizado na Europa e nos EUA, apontou que o trabalho realizado com cortes de carne afeta o comportamento do homem.

 

No Brasil

O Brasil, também enfrenta os problemas apontados pela pesquisa, mas se agrava com o ritmo excessivo de trabalho, ou seja: o esforço repetitivo que somado ao efeito psicológico executado com cortes de carne, eleva o stress a um nível, em que o trabalhador não domina seus nervos, chegando a agressão e mortes como aconteceu na fábrica da Perdigão.

CONTAC

Confederación Nacional de los Trabajadores en las Industrias de la Alimentación y Agroindustrias

26 de marzo de 2008

 

 

artículos relacionados

25-10-2007   Brasil
Perdigão assume à frente no ranking
A disputa entre as empresas gigantes do setor alimentício Brasileiro,
Sadia e Perdigão teve mais uma etapa

CONTAC

27-6-2007   Brasil

Perdigao y Unilever se unen para comercializar margarinas

Rel-UITA | fuente EFECOM

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905