Honduras

 

Conflito na Cervejaria Hondurenha

O grupo SAB-Miller e a
Coca-Cola querem demitir
300 trabalhadores
s

 

O Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Bebida e Similares (STIBYS) está ocupando a Cervejaria Hondurenha (SAB-Miller e Coca-Cola) localizada em San Pedro Sula. A medida responde à ameaça da empresa de despedir primeiramente 17 trabalhadores de uma distribuidora e, agora, a medida se estende a 300 operários do setor de vendas.

 

Com acusações falsas e utilizando uma linguagem muito agressiva -“Se querem guerra terão guerra”, disse o gerente, jogando a agenda sindical no chão-, a Cervejaria Hondurenha tenta criar um conflito para encobrir a sua negativa em atender as reivindicações do STIBYS.

 

O Sindicato vem tentando estabelecer, desde outubro de 2008, uma agenda de diálogo que se refere, principalmente, a alguns pontos do Convênio Coletivo, assinado em janeiro de 2008, e que não estão sendo cumpridos. A Cervejaria Hondurenha vem postergando e se negando a negociar. A última chicana foi comparecer a uma reunião com o Sindicato, mas exigindo que primeiro se discutisse a sua própria agenda, que contém as falsas acusações e as ameaças de demissão.

 

O STIBYS recorreu ao Ministério do Trabalho que só pôde redigir uma ata constando os desacordos entre as partes. No dia seguinte, começaram a chegar os telegramas com as demissões. Até hoje, somam-se 21 o número de  trabalhadores despedidos.

 

O Sindicato resolveu parar a produção e um importante grupo se mantém dentro da fábrica. Diante do que se interpreta como uma “declaração de guerra” da empresa, o STIBYS afirma que não se renderá, e responsabiliza a Cervejaria Hondurenha pelas consequências do conflito.

 

A Rel-UITA acompanhará atentamente esta situação e continuará informando a respeito.

 

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

12 de fevereiro de 2009

 

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905