compañias

Enviar este artículo por Correo Electrónico  BRF - Brasil Foods       

 

Com Carlos Vicente de Oliveira, Carlão

Trabalhadores da Perdigão mobilizados contra a terceirização e por melhores condições de trabalho

 

A transnacional avícola Perdigão, que anunciou recentemente a sua fusão com a Sadia, mantém uma forte política de terceirizações e a ameaça de que um número significativo de trabalhadores e trabalhadoras perderá o emprego assim que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) -autarquia federal que regula as atividades monopólicas- aprovar essa fusão.

 

Em diálogo com Sirel ", Carlão, presidente do  Sindicato dos Empregados em Empresas de Industrialização Alimentícia de São Paulo e Região (SINDEEIA), comentou que estão organizando uma série de mobilizações, incluindo greves e assembléias, com o objetivo de negociar melhores condições de trabalho, e também para solicitar que a transnacional revise a sua política de contratações. Neste marco, dia 15 de setembro passado SINDEEIA paralisou a unidade industrial da Perdigão em Itapecerica da Serra - SP.

 

"Com a fusão entre a Perdigão e a Sadia no Brasil e a criação da Brasil Foods (BRF), estamos observando um processo onde os salários e benefícios dos trabalhadores estão sendo nivelados por baixo. Além disto, é preciso acrescentar que uma vez que a fusão for feita, é bem possível que comecem as demissões, como já aconteceu com outras fusões ", disse Carlão.

 

Diante destas perspectivas, o SINDEEIA começou a mobilizar os trabalhadores e no dia 15 de setembro passado paralisamos o Centro de Distribuição (CD) da Perdigão da região de Buguaçu, Itapecerica da Serra, São Paulo. Paralisamos as atividades para protestar contra a terceirização e escolhemos começar por este CD, pois dos 700 funcionários que trabalham lá, 400 são terceirizados.

 

Na segunda-feira 21, na reunião que tivemos com a empresa, os diretores se mostraram surpresos com a situação precária dos trabalhadores neste Centro de Distribuição, o que nos pareceu pouco credível. Em relação à nivelação dos benefícios e salários, a patronal se comprometeu a analisar a proposta do SINDEEIA, para então voltar a negociar”.

 

-Vocês têm uma data para uma nova reunião com a Perdigão?
-
Por enquanto aguardaremos a primeira rodada de negociação sindical de base da Perdigão, para então coordenar uma nova reunião e voltar a tratar desta questão com a empresa.

 

-Há outras ações sindicais?
-Sim, várias mobilizações mais nas diferentes unidades industriais da Perdigão, como forma de conscientizar os trabalhadores sobre esta nova realidade que paira sobre eles. Mas, principalmente para chamar a atenção do governo, que é o maior promotor desse modelo que privilegia o GRANDE e se apoia na criação de corporações que são verdadeiros monopólios.

 

O presidente Lula apoia as fusões, porque considera que desta forma o Brasil terá um melhor posicionamento no mercado internacional. Para nós, a criação destas megaempresas são sempre experiências devastadoras para os trabalhadores e consumidores.

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

2 de outubro de 2009

 

 

 

Fotos: Gerardo Iglesias 

artículos relacionados

23-9-2009   Brasil
Paralisação faz Perdigão negociar
Perdigão aceitou negociar com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Paulo e Região (SINDEEIA)

Rel-UITA | SINDEEIA | Mario Serapicos

22-6-2009   Brasil – Brasil Food
Reunião dos Trabalhadores e Trabalhadoras da BRF
Os Sindicatos que representam os trabalhadores da Sadia e Perdigão reuniram-se novamente no dia 17 de junho na cidade de Curitiba
| PR

Rel-UITA | CONTAC
26-6-2009    Brasil - BRF
Comunicado
Greve em Lajeado Rio Grande do Sul (RS)
 CONTAC | Siderlei de Oliveira
 

22-6-2009   Brasil – Brasil Foods
Reunião dos Trabalhadores e Trabalhadoras da BRF |  Os Sindicatos que representam os trabalhadores da Sadia e Perdigão reuniram-se novamente na cidade de Curitiba | PR
 
CONTAC

18-6-2009   Brasil - Curitiba    Galería Fotográfica
Reunión BRF | Sindicatos de la Alimentación  
Rel-UITA

Brasil   21-5-2009
Sadia se fusiona con el Holding Perdigão
Acaba de cerrar una operación de compra del 70 por ciento de las acciones de la empresa Sadia  Rel-UITA

4-2-2009  Brasil
Seu Emprego!
1 bilhão de reais para capitalizar a Sadia e sua fusão com Perdigão...
Rel-UITA | CONTAC | Antônio Marcos Tebom

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905