Brasil

Todos atrás da cana

 

O boom da cana-de-açúcar no Brasil, produto das

expectativas criadas pelo etanol, mobiliza as empresas

 

Uma delas é a multinacional japonesa Ajinomoto, dedicada não somente à produção de condimentos e temperos, mas que também conta com uma divisão chamada Ajinomoto Fertilizantes. Esta divisão, que produz basicamente fertilizantes foliares -aplicados nas folhas das plantas- está voltada para a busca de produtos específicos para a cana.

 

Os excelentes resultados obtidos pela Ajinomoto no Brasil, levaram-na a instalar fábricas de fertilizantes no Peru e na Tailândia. No Brasil possui quatro fábricas e a que produz fertilizantes se encontra localizada no município de Limeira no interior de São Paulo. Em sete anos, a produção da empresa passou de 10 mil litros de fertilizantes foliares por ano para os atuais 1,5 milhão de litros, com uma expectativa de crescer 50 % durante o próximo ano.

 

Outra companhia que está investindo pesado no setor sucroalcooleiro é a Cargill, através de sua divisão de fertilizantes Mosaic instalada no pólo petroquímico de Cubatão em São Paulo. O primeiro produto da divisão foi lançado no mercado há dois anos e ela agora acaba de investir o equivalente a 964.436 dólares no produto denominado ATR, que estará à venda no próximo ano, e que, segundo seus técnicos, aumentará em até 10% a produtividade dos canaviais.

 

Além disso, a Mosaic está importando de sua matriz nos Estados Unidos a tecnologia batizada de P2P, que analisa grandes áreas agrícolas através de satélite para oferecer fertilizantes de acordo com o nível de degradação do solo e a idade das plantas, que variam hectare por hectare. A tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos no milho e está sendo adaptada às necessidades da cana brasileira. A companhia espera que a novidade esteja disponível no Brasil em 2009.

Em Montevidéu, Enildo Iglesias

© Rel-UITA

26 de setembro de 2007

Enildo Iglesias

 

 

 

 

 

 Ilustraçao: Rel-UITA

 

artículos relacionados

11-9-2007   Brasil
Se consolida una transnacional brasileña
Fuertes inversiones del Grupo Marfrig en Uruguay, Chile y Argentina
Por Enildo Iglesias

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905