Compañias

Arcor

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

    Argentina

 

Fim do conflito na Arcor

Um acordo e pontos pendentes

 

Após vários meses de negociações infrutíferas, os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Arcor da Argentina chegaram finalmente a um acordo com a empresa na terça-feira passada, dia 25 de novembro. Sirel conversou com Héctor Morcillo, secretário geral do Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Alimentação (STIA) Córdoba, que comentou o alcance deste acordo e alguns pontos que ainda ficaram pendentes.

 

-Em que consistiu o acordo alcançado?

-A maioria dos trabalhadores decidiu aceitar a proposta da empresa, que consiste em um prêmio por assiduidade, interpondo duas condições: primeiro que o premio seja pago todo junto e retroativo a setembro, e segundo que se continue negociando a modificação das condições das faltas por acidente de trabalho ou por doença do trabalho.

 

-Quando irão negociar este ponto?

-Definimos uma reunião para dezembro, quando começaremos a negociar a modificação desta cláusula e também do prêmio de fim de ano por desempenho.

 

-Qual a avaliação que você faz de todo este processo de negociação?

-O conflito já teve muitas arestas e vários condicionamentos políticos vindos da companhia. Os sindicatos não estão conceitualmente de acordo com o prêmio proposto pela Empresa, e menos ainda com o valor do mesmo. Pessoalmente, sou da opinião que o fundamental foi que pudemos manter a unidade da maioria dos Sindicatos, que representam os trabalhadores do grupo Arcor, diante da tentativa da empresa de obter acordos individuais com cada filial e, se por um lado não obtivemos um acordo ideal, conseguimos que esta cláusula do prêmio seja revisada mais adiante.

 

Por outro lado, não tem preço a solidariedade dos companheiros e organizações sindicais da América Latina de trabalhadores do mesmo grupo empresarial, que se manifestaram através da Regional  Latino-Americana da UITA. Enviamos a todos e a todas os nossos permanentes agradecimento e solidariedade.

 

 

 

 

Em Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

2 de dezembro de 2008

 

 

 

artículos relacionados

24-10-2008   Argentina

Se abre una nueva instancia de negociación

El Ministerio de Trabajo dictó la Conciliación Obligatoria por 15 días
Rel-UITA | STIA

17-10-2008   Argentina

Arcor dilata la negociación

Con Héctor Morcillo

Rel-UITA | Amalia Antúnez

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905