Brasil

 

Campanha Calvo

A Força Sindical entra em cena

 

Promovida pela Rel-UITA, nessa última segunda-feira, foi realizada uma nova reunião com a central Força Sindical, no marco da Campanha Internacional contra a Política Anti-sindical da Multinacional CALVO em El Salvador.

Osvaldo Olávio Mafra y Neuza Barbosa de Lima

 

 

Do encontro participaram Neuza Barbosa de Lima, secretária da Mulher da Força Sindical e integrante do Comitê Executivo Mundial da UITA; Osvaldo Olávio Mafra, presidente da Força Sindical do Estado de Santa Catarina e presidente do Sindicato de Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Itajaí (SITIAI); Jotacy Leite, presidente do Sindicato de Trabalhadores das Indústrias da Pesca de Itajaí (SITIPI); Ortelio Palacio, da secretaria de Relações Internacionais da Central e o secretário regional da UITA.

 

Mafra e Leite viajaram a El Salvador no ano passado, onde tiveram a oportunidade de se reunir com o Sindicato Geral de Trabalhadores da Indústria Pesqueira e Atividades Conexas (SGTIPAC). Além disso, tiveram uma entrevista com o ministro do trabalho e com o embaixador da Espanha.

“Lamentavelmente, o senhor Peñalva, gerente de Calvo em El Salvador, não nos recebeu”, comentou Osvaldo Mafra. “Nós voltamos escandalizados diante da situação que os companheiros do sindicato enfrentavam lá, e em entrevista à imprensa manifestei -enfatiza o dirigente- que em estreita ligação com o Estado, estão sendo feridos de morte direitos humanos elementares. Acreditamos que a pressão do movimento operário local e internacional surtiria efeito na administração da Calvo, e que as coisas iriam transcorrer por outros caminhos. Nós erramos. A situação agora está pior, por isso estamos querendo aprofundar a luta e as ações sindicais no Brasil.” 

 

No Brasil, a Calvo conta com uma fábrica processadora no município de Itajaí, localizado no litoral norte de Santa Catarina, estado no sul do país e um dos centros pesqueiros mais importantes dessa nação. Os trabalhadores e trabalhadoras da Calvo em Itajaí, estão filiados ao SITIPI que, por sua vez, faz parte da nossa filiada, a Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CNTA).

 

 

Em janeiro passado, a multinacional espanhola adquiriu cem por cento da brasileira Gomes da Costa, a maior conservadora de pescado de toda a América do Sul.

Osvaldo Mafra, dirigente da Força Sindical, que no dia 8 de março completou 18 anos de existência e conta com cerca de 1.200 sindicatos filiados, comentou: “devemos nos juntar às ações sindicais que a UITA vier a adotar na reunião do seu Comitê Executivo Mundial, em abril próximo, sobre a situação do grupo Calvo em El Salvador. O que devemos ter bem claro, dentro do movimento operário, é que se nada fizermos pelos companheiros de lá, cedo ou tarde com certeza veremos como a mesma política também será adotada no Brasil”, concluiu Mafra. 

Osvaldo Olávio Mafra, Neuza Barbosa de Lima, Jotacy Leite e Ortelio Palacio

 

Em São Paulo, Gerardo Iglesias
Rel-UITA
19 de março de 2008

 

 

 

Fotos: Gerardo Iglesias

 

artigos relacionados

13-3-2008   El Salvador – España
Aquí y allá    Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS  
La doble personalidad de Calvo
Rel-UITA | Gerardo Iglesias

 

Ver sección CALVO - El Salvador

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905