As cifras das empresas de conservas galegas

Calvo e Pescanova

 

Calvo: resultados de seu Plano Estratégico

 

O grupo produtor de conservas espanhol Calvo previa, no início deste ano, que seu faturamento durante 2008 chegaria a 420 milhões de euros (524,5 milhões de dólares) significando um aumento de 12 por cento em comparação com 2007. De acordo com estas previsões, o lucro líquido seria de 2 milhões de euros (2,5 milhões de dólares) praticamente igual ao alcançado em 2007.

 

Entre 1999 e 2007, o investimento total do Grupo foi de 160 milhões de euros (200 milhões de dólares), o que a posiciona entre as cinco maiores empresas de conservas do mundo. A partir de 2007, a Calvo começou a aplicar um Plano Estratégico com horizonte 2010, cujo objetivo é fazer com que a empresa de conservas chegue a ser uma companhia de referência no setor da alimentação com novas categorias de produtos e especialidades. Já em 2008, o Plano deu seus primeiros resultados, fazendo com que empresa saísse do vermelho: em 2007 o lucro líquido foi de dois milhões de euros negativos e, para o exercício de 2008, como mostramos anteriormente, está previsto chegar à mesma quantidade, mas com o sinal contrário.

 

Entre as medidas que o Plano contempla, está a melhoria de todos os resultados e da eficiência das fábricas, prevendo a elaboração de acordos para a terceirização (outsourcing) de novos produtos com outras companhias. Além disso, estima-se que os novos produtos passem a representar 10 por cento do faturamento, praticamente o dobro do atual. O Plano não menciona melhorar a responsabilidade social do Grupo como, por exemplo, reconhecendo o sindicato legalmente constituído em sua fábrica de El Salvador.

 

Calvo está estruturada por áreas geográficas, em função de seus centros de produção. As fábricas da Galícia (Espanha) produzem conservas e saladas para o mercado europeu (Espanha, França, Itália, Portugal, e Europa Central); a partir da fábrica no Brasil, e através de sua marca Gomes da Costa, manufatura para o mercado do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, e para o resto da América do Sul, bem como alguns países da Ásia e da África. A partir da sua fábrica em El Salvador, atende a toda a América Central e Caribe, constituindo-se, além disso, na plataforma de entrada, com sua marca Nostromo, para o mercado dos Estados Unidos.

 

Atualmente é a empresa de conservas líder em vendas na Espanha, com uma parcela de mercado de 16 por cento em atum claro e 17 por cento em mexilhões. Também é líder no Brasil onde capta uma parcela de 45 por cento em atum claro e 40 por cento em sardinha. Na Itália, é a segunda companhia em faturamento do setor, com a marca Nostromo. Em nível mundial, o Grupo Calvo exporta seus produtos para mais de 40 países. Emprega cerca de 3.500 pessoas divididas em seus quatro centros de produção no Brasil (Itajaí), em El Salvador (La Unión) e na Espanha (Carballo e Esteiro), assim como nos 6 navios pesqueiros que navegam pelas águas tropicais dos oceanos Pacífico e Atlântico.

 

Crescem as vendas da Pescanova

 

Em um ano caracterizado pela volatilidade global da economia, como foi 2008, o Grupo Pescanova, com sede em Vigo (Galícia, Espanha) aumentou sua EBITDA1 em 13 por cento, chegando aos 138 milhões de euros (173,42 milhões de dólares); também cresceu 4 por cento em seu faturamento, chegando a 1.343 milhões de euros (1.687 milhões de dólares).

 

A Pescanova executou seus ambiciosos projetos estratégicos no âmbito da aquicultura convertendo-se no primeiro produtor de robalo do mundo; e chegando, com isso, à liderança em capacidade de produção e processamento de camarão no Ocidente, graças às várias implantações no Equador, Nicarágua, Guatemala, Honduras, Chile e Brasil, assim como nos Estados Unidos (Pescanova Ladex) e na França (Krustanord). O Grupo continua com seus planos estratégicos focados na aquicultura, que já representa 26 por cento de seu faturamento total, enquanto que a pesca extrativa corresponde aos 74 por cento restantes.

  

 

Em Montevidéu, Enildo Iglesias

Rel-UITA

11 de março de 2009

Enildo Iglesias

 

 

 

 

1- Margem bruta de exploração antes de deduzir juros, amortizações e impostos.

 

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905