compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoCargill                    

     Brasil

 

Esperança de Valdirene Gonçalves

 

Sindicato pressiona Seara/CARGILL

 

 

Depois de muita mobilização da CUT, CUT/SC, do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Criciúma e Região, da CONTAC e dos Sindicatos de outras categorias da Região a Seara/CARGILL voltou a custear o tratamento médico da trabalhadora Valdirene Gonçalves da Silva, inclusive com a cirurgia. A Trabalhadora que está invalida aos 35 anos devido doenças adquiridas pelo excessivo ritmo de trabalho (LER). A cirurgia foi realizada no último dia 12 (quinta-feira) no Hospital 09 de Julho em São Paulo.

 

A Cirurgia

 

Valdirene foi a São Paulo acompanhada pelo seu esposo, um representante da empresa e o Secretário geral do Sindicato Célio Elias. A trabalhadora  já começa a ter esperança de uma vida um pouco mais digna do que estava passando nos últimos tempos. Na cirurgia realizada pela equipe do Dr. Manuel Jacobsen Teixeira, “foi colocado um eletrodo na cabeça e que vai até um estimulador (que também foi colocado na cirurgia) no lado direito do peito. Este estimulador enviará sinais elétricos para reativar os nervos e músculos do braço esquerdo” explica Célio Elias, Secretário Geral do Sindicato, que acompanhou a cirurgia. Segundo o laudo médico a cirurgia foi um sucesso e as recuperações dos movimentos serão gradativas.

 

A esperança

 

Contudo, para Valdirene as “dores que sentia na parte superior do pescoço e no ombro esquerdo aliviaram muito”. Para quem praticamente ficava todo momento dopada isso foi uma vitória. “Quero agradecer a todos que torceram, rezaram e oraram por mim. Peço a Deus que recompensem a todos que lutaram por mim. Não estou totalmente recuperada, mas já me sinto uma vitoriosa”, desabafa Valdirene. A trabalhadora que ganhou alta no domingo, já se encontra em casa junto à família.

 

A luta

 

Para o Sindicato “apesar das dificuldades impostas pela multinacional CARGILL a direção sente-se recompensada. Para a entidade não era um sentimento de disputa e sim de reconhecimento social que a CARGILL tinha com a trabalhadora que por 11 anos produziu a riqueza da empresa.” afirma o Presidente do Sindicato, Renaldo Pereira.

 

28 de abril

 

Neste dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de Trabalho e para isso o Sindicato estará participando juntamente com a CUT/SC de uma grande mobilização em Florianópolis. O Sindicato da Alimentação juntamente com outras entidades sindicais pretende lotar 3 ônibus em Criciúma e Região para participar do ato. “Os atos deste dia serão para sensibilizar governo e empresas para que tomem providencias e que não aconteçam casos como o que aconteceu em Sidrolândia aonde um trabalhador foi morto dentro da empresa e mesmo o que aconteceu com a Valdirene” conclui o secretário geral do STIA Célio Elias.

CUT

18 de abril de 2007

 

Fonte: Sind. Dos Trab. De Alimentação de Criciúma e Região.

 

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905