Chile  | EMPRESAS

Engarrafadora Andina

absorve a Coca Cola Polar 

 

 

  

No dia 2 de fevereiro passado, em Santiago do Chile, a Engarrafadora Andina assinou um memorando que contempla a fusão, por absorção, das operações da Coca Cola Polar através de uma troca de ações. Com isso, a Andina se consolida como uma das maiores engarrafadores da região.
 
 

O acordo entre a Engarrafadora Andina e a Coca Cola Polar, que está sujeito à aprovação pelas corporações correspondentes, incluindo a The Coca Cola Company, e pelas autoridades reguladoras significa que, uma vez que haja sido concretizado, os acionistas da Polar passarão a controlar 19,68 por cento de participação acionária da Andina.

 

A operação reforça a posição da Andina como uma das engarrafadoras da Coca Cola líderes na América Latina, com presença na Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.

 

O novo empreendimento resultante da fusão terá um volume de vendas de 641 milhões de caixas unitárias, o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de dólares anuais, “posicionando-se como uma das maiores engarrafadores da Coca Cola da América Latina", conforme anunciam as empresas no comunicado divulgado na quinta-feira passada, dia 2 de fevereiro.

   
 

A fusão terá um volume de vendas de 641 milhões de caixas unitárias, o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de dólares anuais.

   

 
A operação se materializará através de uma fusão e da troca de ações por novas ações a serem emitidas pela Andina, à razão de 0.33269 ações da Andina Serie A e a 0,33269 ações da Andina Série B, para cada ação da Polar.
 
Eduardo Chadwick, presidente do Conselho Diretor da Polar, disse no comunicado que "Junto com a Engarrafadora Andina compartilhamos visões e valores, o que nos permite planejar um grande futuro comum como a engarrafadora da Coca Cola líder da região do Cone Sul.


Esta fusão cria uma plataforma que facilitará a integração do Sistema Coca Cola, capturando sinergias significativas e criando um veículo regional com excelentes perspectivas de crescimento - expressou.

 
Quem é a Andina

 
É a terceira engarrafadora da América Latina da Coca Cola em termos de volume e uma das dez maiores engarrafadoras da Coca Cola no mundo, com vendas anuais no valor de 499 milhões de caixas unitárias, o equivalente a cerca de 2 bilhões de dólares no exercício contábil anual, encerrado em setembro de 2011.

 
A Andina iniciou suas operações em 1946 e está presente nos territórios franqueados do Chile, Brasil e Argentina, cobrindo um total de 36 milhões de habitantes. A Andina é o maior produtor de refrigerantes do Chile e o segundo maior produtor de refrigerantes do Brasil e da Argentina. A Andina está listada na Bolsa de Comércio de Santiago e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
 
Quem é a Polar

 
Fundada em 1971, dedica-se à produção, distribuição e venda de refrigerantes sob a licença da Coca Cola.

 
A Polar possui franquias em várias regiões do Chile, Argentina e Paraguai, abrangendo um total de 12 milhões de habitantes. Em setembro de 2011, as vendas da Polar nos últimos doze meses foram de 564 milhões de dólares, com um volume de negócios de 142 milhões de caixas unitárias. A empresa está listada na Bolsa de Comércio de Santiago desde 1992.


O que isso significará

para os trabalhadores
 

Não devemos esquecer que, após cada fusão ou aquisição de empresas por outras de maior presença global, o número de trabalhadores diminuiu significativamente. Aconteceu na fusão da Brahma com a Antarctica formando a AmBev, ou quando a Panamco foi adquirida pela FEMSA.

 
Com a fusão Polar-Andina, os sindicatos terão de estar preparados para este novo cenário.

 

 

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín*

Rel-UITA

23 de fevereiro de 2012

 

 

 

 

 

* Com informações retiradas dos sites www.clubdarwin.net e www.koandina.com

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905