FELATRAC – Coca Cola

Dois anos de luta e solidariedade


A Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Coca-Cola (FELATRAC) comemora dois anos. Fundada em 06 de maio de 2008, em Buenos Aires, não deixou de crescer e de atuar em defesa dos interesses dos trabalhadores da Coca-Cola em nossa região e no mundo.

 
A
FELATRAC tem suas raízes na X Conferência Regional Latino-Americana (Buenos Aires, de 21 a 25  de outubro de 1991), que aprovou a proposta da criação dos Departamentos Profissionais, podendo assim se dirigir a um maior número de militantes com base na reflexão e na ação por toda a região.
 
Em 1998, na cidade de Minas,
Uruguai, foi votada a criação do Departamento de Trabalhadores da Bebida e eleito o seu presidente, Raúl Álvarez, secretário-geral da
Federação Argentina dos Trabalhadores de Águas Gasosas (FATAGA).
 
Nos anos seguintes, a
Rel-UITA cresceu em número de membros no setor de bebidas, especialmente na Coca Cola. Assim, chegou o momento em que nos perguntamos: como capitalizar a nossa representação política e sindical no sistema Coca-Cola na América Latina?
 
Desde então, começamos a pensar na criação de uma nova estrutura, e foi precisamente no
Panamá, em fevereiro de 2006, onde a ideia ganhou força. Um jantar de confraternização em um hotel na beira da praia derivou para uma reunião espontânea de trabalho, que contou com a presença de Raúl Álvarez, secretário-geral da FATAGA, Lázaro “Lacho” Antonio Serrano, então secretário-geral do Sindicato de Trabalhadores da Engarrafadora Central da Guatemala (STECSA), Luis Alejandro Pedraza, presidente da União Agroalimentar da Colômbia (UNAC), Pablo Quiroga e Jorge Campos da FATAGA, Norberto Latorre, presidente do Comitê Mundial de Turismo e Hotelaria da UITA e quem escreve.
 
Me lembro muito bem dos argumentos de
Luis Alejandro Pedraza a favor desta nova estrutura e de sua ênfase dirigindo-se a Raúl Álvarez: "Precisamos de uma federação latino-americana e essa federação precisa de você na presidência".
 
O entusiasmo de
Raúl Álvarez naquele momento foi maiúsculo, e é o mesmo que hoje o anima em cada ação de solidariedade, de apoio a cada pedido de uma organização filiada.
 
Neste ano voltaremos ao
Panamá, onde se reunirá o Comitê Executivo da
Federação, para avaliar o caminho percorrido e identificar as novas estratégias visando à continuação do crescimento e da potencialização de seu trabalho.
 
Após dois anos de existência, a
FELATRAC não é apenas uma realidade, mas uma necessidade que todos os sindicatos reconhecem como um instrumento imprescindível, que deve continuar sendo fortalecido no futuro.
 
FELATRAC Saúde!
 

 

Em Montevidéu, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

12 de maio de 2010

 

 

 

 

Foto: 6 de maio de 2008, Buenos Aires, Argentina,
        Fundação da FELATRAC (Gerardo Iglesias)

 

Artículos Relacionados

 

7-5-2010  Argentina
La Federación Latinoamericana de Trabajadores de Coca Cola Cumple 2 años y saluda a sus integrantes   
FELATRAC 

 

10-5-2010  Guatemala
Nota de saludo de FESTRAS
II Aniversario de FELATRAC
Rel-UITA l FESTRAS

 

7-5-2010   Nicaragua - SINDICATOS
FUTATSCON saluda a la FELATRAC en su II Aniversario
Rel-UITA | FUTATSCON

 

7-5-2010   Brasil - SINDICATOS
II Aniversario de FELATRAC
Saludo de CONTAC
Rel-UITA | CONTAC

 

7-5-2010 Uruguay - SINDICATOS
El SCTT saluda a la FELATRAC en su II Aniversario
Rel-UITA | STCC

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905