FEMSA se diversifica

No momento em que passou a ser a maior engarrafadora da Coca-Cola e que alcança um aumento significativo nas vendas, a mexicana FEMSA investe em bebidas não-carbonatadas, na indústria láctea e em máquinas de café.

 

FFEMSA, agora é a maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo
 

Coca-Cola FEMSA é, desde o dia 3 de outubro passado, a maior engarrafadora da Cola-Coca a nível mundial, data em que a The Coca-Cola Company (TCCC) fechou uma transação com a Europeia Coca-Cola Enterprise (CCE).
 
A operação
consiste na empresa europeia se desligar das suas operações na América do Norte (EUA e Canadá) em troca das suas fábricas na Noruega e na Suécia, reduzindo assim sua participação no volume total de vendas do sistema Coca-Cola, passando de aproximadamente 16 para 8 por cento.
 

Já a FEMSA manterá seus 10 por cento nos volumes da marca a nível internacional, tornando-se, com isso, não só a maior engarrafadora da América Latina, mas também a maior do mundo
.

 

Matte Leão no Brasil = FEMSA

 

FEMSA incorporou à sua pasta de produtos no Brasil a linha completa de chá para beber da marca Matte Leão na forma de uma joint-venture com a The Coca-Cola Company. No início deste ano, começou a comercializar o Leão Ice Tea, com muito bons resultados. Agora, acrescentou mais três à sua pasta de produtos: o Matte Leão, o Chá Leão e o Guaraleão.
 
O mercado de chá pronto para beber já cresceu a taxas próximas a 20 por cento nos últimos cinco anos no Brasil e a previsão é de que manterá esse ritmo nos próximos anos.
 
Matte Leão é uma marca de chá que gerencia tanto o segmento "pronto para beber", como na opção a granel ou em saquinhos. Agora, com a força da distribuição da FEMSA, chegará a mais de 217 mil pontos de venda.
 
Atualmente no Brasil, um país com 193 milhões de habitantes, de acordo com os dados de junho deste ano, operam 16 engarrafadoras da Coca-Cola, e a FEMSA é uma delas, comercializando os seus produtos em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso
.

 

A FEMSA adquire o grupo
Indústria Lácteas do Panamá
 

A FEMSA anunciou que assinou um acordo preliminar para adquirir a totalidade das ações do grupo panamenho Indústrias Lácteas ("Estrella Azul" e "Del Prado").
 
Quando a transação for finalizada, a FEMSA entrará na categoria dos produtos lácteos, um dos segmentos mais dinâmicos, de maior escala e valor na indústria de bebidas sem álcool na América Latina.
 
O Grupo Industrias Lácteas é um conglomerado industrial que aglutina a Estrella Azul, a Conservas Panameñas e a Plásticos Modernos. Fundado há 60 anos, conta com três fábricas de produção, atende todo o país, tem cerca de 1.800 funcionários e é líder do segmento dos lácteos no Panamá
.


FEMSA competirá com a Nestlé
no mercado mexicano das máquinas de café
 
A FEMSA decidiu competir com a Nestlé no mercado mexicano das máquinas de café.
 
A engarrafadora está instalando máquinas de café nas cidades onde distribui Coca-Cola e planeja instalar até 35 mil máquinas nos armazéns dos bairros, sob a marca Blak.

A incursão no mercado de café faz parte de uma investida da FEMSA no negócio das bebidas não-carbonatadas, em parceria com a Coca-Cola Co., que detém uma participação de 50 por cento na engarrafadora mexicana.

A FEMSA iniciou um programa piloto para o café no ano passado e espera contar com cinco mil fornecedores na Cidade do México para o próximo mês de dezembro, um número que poderia multiplicar-se por sete ao longo dos próximos quatro anos.

Em 2007, a
FEMSA adquiriu o segundo fabricante mexicano de sucos, Sucos del Valle, aumentando as vendas para a América Latina, em parceria com as engarrafadores da região. "Se a marca Blak seguir o modelo da Sucos del Valle, o número de máquinas de café poderá subir para 60 mil", disse o gerente de finanças da FEMSA, Javier Astaburuaga.

 


 

 

En Em Montevidéu, Enildo Iglesias
Rel-UITA
3 de novembro de 2010

Enildo Iglesias

 

 

 

 

Com informações da Agencia EFE e do Diario Financiero
Ilustração: Rel-UITA

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905