México  |  FUSÕES

Arca e Grupo Continental decidiram pela fusão

Cada vez menos jogadores

no campo das bebidas

 Nos últimos 20 anos, o setor de bebidas é um dos mais dinâmicos da indústria alimentar, onde as fusões, as alianças estratégicas e as mega aquisições não deixam de nos surpreender. Um setor em que um punhado de transnacionais tem uma parte cada vez maior do mercado mundial.

 

No setor cervejeiro, por exemplo, as transações mais importantes, de 2000 a janeiro de 2008 (quando a Carlsberg e a Heineken adquiriram a Scottish & Newcastle), superaram os 58,7 bilhões de dólares. Uma cifra incomensurável com a qual, por exemplo, seria possível proporcionar educação primária para 340 milhões de crianças.

 

Em 2002, a Coca-Cola foi a notícia, quando Fomento Económico Mexicano SA (FEMSA) adquiriu a Panamco por 3,6 bilhões de dólares, tornando-se a maior engarrafadora da Coca-Cola fora dos Estados Unidos.

 

Bem, agora foi a vez de duas engarrafadoras mexicanas: a Arca, a segunda maior engarrafadora da Coca-Cola no México, depois da FEMSA, e o Grupo Continental (Contal), a 12ª engarrafadora da Coca-Cola no mundo, anunciaram o início de um processo de fusão.

 

Fundada em 2001, a Arca é também o resultado da fusão das três mais antigas empresas engarrafadoras do México: Argos, Arma e Procor. Além da produção, distribuição e venda de produtos da The Coca-Cola Company, a Arca está no setor de "snacks" com a marca Bokados.

 

Em 2008, cruzou fronteiras iniciando operações na Argentina, através da aquisição da franquia El Embotellador.

 

Em 2010, adquiriu 75 por cento das ações do Ecuador Bottling Company (EBC), desembolsando 345 milhões de dólares.

A nova sociedade, chamada Arca Continental, terá um volume de vendas estimado em mais de 1.200 milhões de caixas anuais.

 

Atualmente, a Arca é a segunda maior engarrafadora da América Latina, depois da FEMSA.

 

Além disso, desde 2005, a Arca  exporta Coca-Cola para os Estados Unidos. O projeto denominado "Nostalgia" é dirigido à população mexicana, que muitas vezes avisa haver diferença no produto elaborado com cana de açúcar para as engarrafadoras nos Estados Unidos, onde é usado o xarope de frutose. Em 2009, a Arca exportou 4,4 milhões de caixas (unidade) para os EUA, em sua apresentação de 255 mililitros não retornável.

 

O Grupo Continental iniciou suas atividades em 1964. De acordo com informações disponíveis na Web, o território da franquia é de 285 mil quilômetros quadrados (100 mil a mais do que a superfície do Uruguai), equivalentes a 14,5 por cento do território mexicano. Lá, a empresa atende a um mercado de 13 milhões de consumidores e abastece uma rede de 824 mil clientes com os produtos da The Coca Cola Company.

 

Conta com sete centros de produção e de distribuição, três centros de produção e 73 centros de distribuição, empregando 14 mil trabalhadores.

 

Em 2009, seu volume total de vendas atingiu os 427 milhões de caixas (unidade).

 

Arca e o Grupo Continental anunciaram que o fim das operações de fusão será durante o segundo trimestre de 2011, quando será formada uma nova sociedade denominada Arca Continental, que terá um volume de vendas estimado em mais de 1.200 milhões de caixas.

 

 

Em Montevideu, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

8 de fevereiro de 2011

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905