compañias

  

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Brasil |  FRIGORÍFICOS  | DOUX

   

 

 

 

 
 

 

Pausa na indústria

não é unanimidade


Apesar de a Norma Regulamentadora (NR) 17, de 1978, prever a concessão de pausas "nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores", funcionários de frigoríficos avícolas relatam dificuldades até mesmo para ir ao banheiro.

   
 
   

 

De acordo com o auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Fiscalização de Frigoríficos no Rio Grande do Sul, Ricardo Brandt, o não cumprimento dessa regra é considerado uma infração de nível 4 (a escala vai de 1 a 4) e a multa nesses casos é de R$ 6,5 mil. A luta dos órgãos fiscalizadores e sindicatos é conseguir introduzir pausas de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados. Mas a tarefa não é fácil, pois há temor pela redução no rendimento.

A expectativa, tanto de representantes das indústrias como dos trabalhadores, é que a situação melhore com a edição de uma norma específica para o setor frigorífico - a NR 36.

 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou consulta pública sobre o tema no segundo semestre do ano passado, formou comissão tripartite, mas a demora na publicação deve-se a conflitos de interesse, aposta Brandt. Segundo o presidente da CONTAC, Siderlei de Oliveira, que integra a comissão, a NR 36 deve sair até outubro, se as negociações com as indústrias avançarem.

 

 

Fonte Correio do Povo*

24 de abril de 2012

 

   Publicado 22 de abril, Correio do Povo

   Foto: Tarsila Pereira

+ INFO

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905