compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoJBS - Friboi                    

        Brasil

JBS-Friboi

Muito mais que um frigorífico

 

A companhia brasileira JBS-Friboi está expandindo sua área de atuação, visando possuir seu próprio banco família.

 

Com a aquisição do frigorífico norte-americano Swift & Company, em 2006, a companhia brasileira JBS-Friboi se converteu na primeira empresa mundial de processamento de carne, com uma capacidade de processamento de 47.100 cabeças diárias. Possui fábricas no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Austrália e conseguiu relegar as multinacionais norte-americanas Tyson Foods e Cargill para o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em março de 2007, converteu-se no primeiro grupo do setor frigorífico do Brasil a entrar na bolsa de capitais. Depois da compra da Swift, suas vendas anuais subiram para 11.500 milhões de dólares.

 

Sob a direção de Joesley Mendonça Batista, filho do fundador da empresa, José Batista Sobrinho –daí o nome do grupo, JBS– o desenvolvimento do grupo parece apontar para a integração transversal de todas as divisões, desde a produção da carne até a sua distribuição, passando pelo processamento, o transporte e os serviços financeiros para seus clientes. Para isso, Mendonça propõe fundar um banco de família, o JBS Banco e, atualmente, está esperando a autorização do Banco Central do Brasil. O banco ofereceria empréstimos aos pecuaristas que atuarem como sócios comerciais da companhia.

 

Concluída a ampliação do grupo, presume-se que Mendonça se dedicará agora à sua consolidação, para reduzir o déficit da Swift & Company e da Swift da Argentina, adquirida em 2005. De acordo com a mídia brasileira, em América Economia, “A redução dos custos fixos será uma obsessão”, e haverá necessidade de se observar de perto os próximos passos da empresa para alcançar a otimização do uso das capacidades instaladas e o aumento da produtividade.

  

 

Rel-UITA | America Economía

6 de novembro de 2007

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905