compañias

JBS

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

   Brasil  -  Frigoríficos

Após vencer a JBS-Friboi na Justiça, operário é demitido estando sua mulher grávida

Ronaldo Teixeira foi mandado embora após ter

ganhado ação indenizatória de R$ 50 mil

 

 

Atualmente com 36 anos, o ajudante de produção Ronaldo Teixeira sente o estômago embrulhar toda vez que escuta o nome da JBS-Friboi, frigorífico em Campo Grande, do qual foi demitido, após grosseira armação por “faltas injustificadas”, estando sua mulher grávida.

 

De volta à JBS-Friboi, depois de ter ganhado uma ação de R$ 50 mil por danos morais e indenização trabalhista, sua vida nunca mais foi a mesma, sofrendo com o escárnio dos chefetes e encarregados para que pedisse as contas. Seu exemplo de determinação e luta pelos direitos não era, obviamente, bem-vindo àquele ambiente de trabalho.

 

Faca na mão,

atingido pelo boi morto

 

Tudo iniciou no dia 24 de outubro de 2006, quando, faca na mão, foi atingido na linha de produção pelo violento impacto da corrente que sustentava um boi abatido. “A carretilha entortou com o peso e a velocidade do boi, prendeu meu dedo e me levou junto. A sorte é que fiquei com a mão presa. Quando caí, o capacete voou, a bota de borracha escorregou no chão deslizante devido ao sangue e à gordura, bati as costas e cortei a cabeça”, recorda o operário.

 

Conforme o laudo do Centro de Atendimento Médico e Pericial do Mato Grosso do Sul, o acidente no frigorífico provocou uma “anquilose de polegar direito, com deformidade importante decorrente de esmagamento de partes moles e ossos, lesão trófica com deformidade de musculatura ântero-medial de coxa direita, com sinais de lesão muscular e perda de substância” e ainda “dor e choque ao contato em polegar direito, com sinais de formação de neuroma no trajeto de lesão traumática”. “As sequelas estão definitivamente instaladas, sem tratamentos que possam revertê-las, à exceção do neuroma, que ainda pode ser submetido a tratamento cirúrgico”. O documento assinala ainda a “perda da capacidade de pinça” – já que é o dedo polegar o que faz o aperto, o que segura o punho - e a incapacidade de atividades laborais na mão direita “quanto às que dependem de força e destreza”.

 

Empresa tenta jogar a culpa

no trabalhador

 

“Alegaram que o problema era meu, mas já havíamos alertado inúmeras vezes que eles precisavam arrumar a nórea (correia que transporta o boi pendurado na linha de produção do frigorífico). Depois do ocorrido, eles colocaram um pingo de solda no trilho, para segurar. Vivia caindo bois, sempre com grande risco para toda a equipe. Uns 60 dias depois deste acidente comigo, um outro funcionário, bastante experiente, também caiu com um boi”, conta.

 

Ronaldo permaneceu afastado por mais de dois anos enfrentando uma verdadeira bateria de exames, um tratamento demorado e custoso. Mas, apesar de todo o seu empenho, ainda assim restaram sequelas que afetaram a mão e a coxa direita, que lhe dificultam o caminhar e o impedem de fazer esforço. Além disso, sente choques na mão, decorrentes da lesão neurológica que ainda precisa ser corrigida através de nova cirurgia.

 

Ao comunicar à empresa haver a necessidade de novo afastamento, devido à urgência da continuidade de seu tratamento médico - uma vez que os sucessivos “remanejamentos” vinham agravando sua situação, Ronaldo Teixeira selava sua sentença: A JBS-Friboi consideraria este novo afastamento como a brecha para conseguir armar uma demissão por “justa causa”.

 

“Eu demonstrava que eles tinham

cometido um crime”

 

Se antes os encarregados já o colocavam para carregar pesos incompatíveis com sua condição física ou em setores intercalados com uma diferença de mais de trinta graus, agora passaram a tirar sarro abertamente, tentando humilhá-lo. “Sou um homem honesto. Depois de a empresa ter roubado minha integridade física, também queria me tirar o moral. Minha verdade agredia. Eu demonstrava que eles tinham cometido um crime. Por isso eles queriam me transformar num medíocre. Era isso o que eles queriam que eu fosse. Foi então que resolvi entrar com uma nova ação na Justiça”, conta. Ainda estava fazendo tratamento quando, desumanamente a mesma JBS-Friboi que o lesionou, conseguiu demiti-lo por justa causa, isto é, por “faltas injustificadas”.

 

Mesmo com dificuldades, já que a JBS-Friboi economiza com os baixos salários, mas jamais com os advogados, Ronaldo Teixeira está na briga, confiante que a justiça será feita. Mais dia, menos dia.

 

  

Em São Paulo, Leonardo Severo

Rel-UITA | CONTAC | CUT

9 de setembro de 2011

 

 

 

 

 

 

Ilustración: Rel-UITA, Allan McDonald

 

más información

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905