Managua – Nicaragua

Tanto lá como cá:

A globalidade anti-sindical da SABMiller

 

A IV Conferência Centro-Americana de Trabalhadores das Bebidas, (Manágua, 26 e 27 de abril), foi uma importante atividade no marco da decisão política adotada pela Rel-UITA de organizar e desenvolver federações latino-americanas por setores da indústria, onde nossa Internacional conta com uma alta filiação.

artigo relacionado

Taller Estratégico de Trabajadores de SABMiller

22 y 23/01/2007
Bogotá - Colombia

 

Na Nicarágua, reuniram-se delegados sindicais das transnacionais Coca-Cola e SABMiller, com destaque para a presença de Mninawa Nyusile, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (FAWU) da África do Sul. A exposição de Nyusile mostrou que os problemas denunciados pela Rel-UITA na região, vinculados à SABMiller, correspondem às mesmas dificuldades que cotidianamente os trabalhadores enfrentam na África do Sul. O depoimento do sindicalista sul-africano confirma amplamente o denunciado pela Rel-UITA em vários artigos, que motivaram -entre outros- um comunicado da SABMiller na Colômbia, cujo título era: “Bavária responde a falsas denúncias de UITA e SICO”.

 

Ainda estava fresca a tinta do seu “urgente comunicado oficial”, no qual a SABMiller desqualifica o artigo publicado pela nossa Internacional quando, em plena Conferência, o jornal El Tiempo da Colômbia, publicou notícia sobre uma investigação contra a Bavária pela violação das normas antimonopólio.

artigo relacionado

Resolución sobre SABMiller

IV Conferencia Centroamericana de las Bebidas

 

 A notícia analisa a situação criada diante do pedido da transnacional Heineken, para investigar a Bavária por “proibir que distribuidores, bares e restaurantes vendam Heineken, se quiserem ter em suas prateleiras a cerveja italiana Peroni, uma marca da SABMiller”, informou El Tiempo, acrescentando que a “Bavária deu dinheiro e outros incentivos para alguns bares e restaurantes a fim de dissuadi-los de vender outras cervejas”.

 

Os trabalhadores exigem que sejam respeitados os direitos de associação e de negociação coletiva na SABMiller e denunciam não só as práticas anti-sindicais, como o confisco dos jornais do SICO com a advertência, por parte da administração, de que “essas publicações estão proibidas”, como também o seu “Código de Ética”, que proíbe aos trabalhadores e às suas famílias consumirem ou terem em seus lares produtos da concorrência, por ser considerado um ato desleal para com a empresa, assunto que põe em risco o posto de trabalho.

Em Managua, Luis Alejandro Pedraza

© Rel-UITA

7 de maio de 2007

 

 

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905