Colômbia - Estados Unidos

Reconhecimento do SINTRAINAGRO
ao compromisso solidário da AFL-CIO

 

O TLC não passou!

  

Por 224 votos contra 195, o Congresso norte-americano decidiu, no dia 10 de abril passado, suspender o processo parlamentar de aprovação do Tratado de Livre Comércio (TLC) com a Colômbia.

 

Entre os principais argumentos utilizados pela maioria, foi mencionada a violência contra os sindicalistas e o desprezo constante pelos direitos trabalhistas e humanos. Há algumas semanas, uma missão da central norte-americana AFL-CIO esteve na Colômbia e, entre outras entidades sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), visitou o SINTRAINAGRO, cuja direção expôs documentadamente as enormes dificuldades que precisam enfrentar para exercer seus direitos sindicais. A AFL-CIO voltou aos Estados Unidos com o compromisso de intensificar sua campanha junto ao Congresso para impedir a aprovação de um TLC com a Colômbia. Uma tarefa que foi coroada de êxito.

 

A seguir, a carta aberta de reconhecimento enviada pelo SINTRAINAGRO à AFL-CIO:

 

 

 

Sindicato Nacional de Trabajadores
de la Industria Agropecuaria

 

Bogotá, D.C., Abril 11 de 2008

 

 

Companheiros

JOHN SWEENEY

Presidente

LINDA CHAVEZ

Vice-Presidenta

STANLEY GACEK

Secretário Geral

AFL-CIO - Washington, DC

 

Prezados companheiros,

 

O Sindicato Nacional da Indústria Agropecuária (SINTRAINAGRO), filiado à União Internacional de Trabalhadores da Alimentação e da Agricultura (UITA), registra sua satisfação com a decisão tomada pelo Congresso norte-americano de congelar a tramitação da aprovação do TLC entre os Estados Unidos e a Colômbia.

 

A posição da maioria do Congresso foi a de exigir ao governo colombiano um maior compromisso e autênticos resultados em relação aos direitos humanos, à vida dos sindicalistas e aos direitos de associação, de liberdade sindical e de negociação coletiva. Nada disso teria sido possível sem o incalculável apoio solidário do sindicalismo norte-americano que, junto com a Central Unitária de Trabalhadores (CUT), liderou a oposição ao TLC.

 

O SINTRAINAGRO apoiou e continua apoiando incondicionalmente todas as ações necessárias para que o Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos não seja um instrumento de privilégio para as multinacionais, nem para os grandes grupos econômicos e industriais. Se nos Estados Unidos o trabalho está sendo precarizado, na Colômbia está sendo miserabilizado, aumentando o nível de desemprego e o deslocamento no setor agrário.

 

O SINTRAINAGRO foi vítima da posição estatal, através do Ministério da Proteção Social, que, em franca aliança com os empresários da floricultura, impediu a criação de subdiretorias sindicais, negando-lhes o reconhecimento legal e, como conseqüência, dando a essas empresas carta branca para demitirem trabalhadores e direções sindicais.

 

Pelo acima exposto, em nome de nossos 20.000 trabalhadores agrícolas filiados, das Subdiretorias e da Junta Nacional, reiteramos nosso reconhecimento ao esforço e compromisso da AFL-CIO na luta contra o TLC.

 

Atenciosamente,

 

 

 

    GUILLERMO RIVERA                                                       ADELA TORRES

   Presidente Nacional                                                      Secretária Geral

 

 

Cópia: Secretaria Geral e Regional UITA, Central Unitária de Trabalhadores CUT, União Nacional Agroalimentar da Colômbia UNAC, Movimento Sindical Nacional e Internacional, Ministério da Proteção Social.
 

 

 

JUNTA NACIONAL: Teléfonos: Tel: 8282551     MEDELLIN: Calle 52 No. 49-28 Edificio La Lonja

    828 2017 – 828 5087 – 8285088                      Oficina 406 l Tels: 251 44 40 – 251 38 03

Calle 99 No. 98-60 sintrainagro@edatel.net.co                   sintrainagro@epm.net.co 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905