Colômbia    VIOLÊNCIA

 

 

Diante do assassinato de Daniel Aguirre, Secretário Geral do SINALCORTEROS

    Comunicado

 

 

 

SINALCORTEROS

Sindicato Nacional de Cortadores de Cana

 

 

 

O Sindicato Nacional dos Cortadores de Cana (SINALCORTEROS) manifesta o seu repúdio pelo execrável assassinato do nosso Secretário Geral, Daniel Aguirre Piedrahita, ocorrido na noite de sexta-feira 27 de Abril, em Florida, Valle.

 

O assassinato de Daniel ocorreu dentro de um contexto de intolerância e violência generalizada que assolam o país, o que evidencia o desconhecimento dos direitos trabalhistas e das liberdades sindicais, o assédio aos sindicatos que lutam contra uma legislação interna que contraria as normas da OIT, fatos que contribuem para fazer de nosso país o mais perigoso para a luta democrática dos trabalhadores e o mais rentável para os negócios do capital financeiro e das multinacionais.

 

Daniel Aguirre participou desde antes da greve de 2005 na organização dos cortadores de cana, na decidida luta contra a terceirização de trabalho e, mais recentemente, na realização das Convenções Coletivas de Trabalho e no processo de unificação dos trabalhadores agrícolas no SINTRAINAGRO, como foi decidido a partir da Central Unitária dos Trabalhadores (CUT).

 

Em paralisações e greves que os cortadores de cana tiveram que fazer, o companheiro Daniel ajudou nas atividades de mobilização e de organização nos locais de trabalho, bem como na difusão nacional e internacional do conflito trabalhista, tal como foi registrado pelos jornais da CUT, da Rel-UITA e da Escola Nacional Sindical, entre outros.
Ele também era um destacado ativista contra os Tratados de Livre Comércio, que estão causando tanto dano à nação em geral e em particular à indústria e à agricultura nacionais, mas especialmente à classe trabalhadora.

 

SINALCORTEROS apela às autoridades para que esclareçam este crime, punam os culpados e indenizem suas famílias.

 

Encorajamos todos os trabalhadores a expressar a nossa indignação e repúdio contra a violência antissindical, para dar o nosso total apoio à organização dos trabalhadores da cana e assim perseverar na luta para alcançar a soberania cívica e democrática da nação colombiana.

 

Não permitamos que esta reprovável ação dos violentos abale o nosso processo de organização e de reivindicações, pelo contrário reafirmemos nosso acionar das massas e nossos critérios civilistas, como guias de nossa atividade sindical.

 

SINALCORTEROS faz chegar as nossas mais profundas condolências à sua esposa, Helena, às suas filhas Lorena, Daniela e Carolina e a toda sua família.

 

 

 

 

               Jorge Eliecer Caicedo               Alfonso Viafara 

                      Vicepresidente                           Presidente

 

 

 

Florida, abril 27 de 2012

 

 

 

SINALCORTEROS

Sindicato Nacional de Corteros de Caña

Rel-UITA

                2 de maio de 2012

 

 

 

 

Volver a Portada

 

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905