Brasil

 

 

 

 

 

28º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

 

Regulamento

 

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), com a colaboração da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS), instituíram em 1984 o Prêmio Direitos Humanos, visando estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo gaúcho na denúncia de violações e na vigilância ao respeito aos Direitos Humanos.

Atualmente, também emprestam seu apoio à Secretaría Regional Latinoamericana de la Unión Internacional de los Trabajadores de la Alimentación y de la Agricultura (Rel-UITA Montevidéu), e à ARFOC Brasil.

 

Regulamento

 

1- As entidades promotoras escolherão os três melhores trabalhos sobre o tema Direitos Humanos nas categorias: Reportagem; Fotografia; Imagem de Televisão; Charge; Rádio; Televisão; Jornalismo Online; Crônica e Acadêmicos.

 

 

a) A categoria Acadêmica é exclusiva para estudantes matriculados em faculdades de Comunicação Social que tenham realizado trabalhos jornalísticos sobre o tema do prêmio na universidade ou em estágio regular;

 

b) Serão aceitos trabalhos de mídia impressa (reportagem, foto ou crônica), mídia eletrônica e Internet – que serão avaliados conjuntamente.

 

1.1. Categoria Especial: A comissão julgadora concederá, excepcionalmente nesta 28ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, ao melhor trabalho inscrito em qualquer categoria sobre o tema “Memória X Cultura da Impunidade”.

 

2- A premiação será com troféus aos primeiros classificados e diplomas aos segundos e terceiros lugares, não havendo premiação em dinheiro.

 

3- Reconhecendo que, por sua vez, os trabalhos sobre Direitos Humanos não são publicados, ou o são parcialmente, e compreendendo que o papel destas entidades é de justamente formar uma maior liberdade, tanto de imprensa quanto de organização política e social, podem ser inscritas matérias que não tiveram divulgação nos meios de comunicação. Buscando resgatar o que não foi publicado nas áreas de reportagem (mídia impressa) e em mídia eletrônica (entrevistas ou comentários que não foram ao ar), é aberta a categoria Crônica, exclusivamente com essa finalidade. Todos os trabalhos inscritos nesta categoria devem estar na forma de texto, inclusive os de rádio não veiculados, acompanhados da fita de gravação.

 

4- Os trabalhos publicados devem ser referentes ao período que vai de 16 de novembro de 2010 até 15 de novembro de 2011.

 

5- Nas categorias Fotografia, Charge, Televisão e Imagem de Televisão concorrem os trabalhos publicados e os não publicados.

 

6- O Concurso Direitos Humanos é aberto aos jornalistas e fotógrafos que atuam na área profissional.

 

7- Cada concorrente poderá inscrever até três trabalhos, sendo exigidas quatro cópias para as categorias Reportagem, Fotografia (20x30), Charge, Acadêmicos e Crônica. Os trabalhos das categorias Televisão e Imagem de Televisão (1 cópia), devem ser entregues no sistema DVD e, como os da categoria Rádio (1 cópia), devem ter duração média de 15 minutos – não devendo ser assinados na abertura. Os trabalhos da categoria Jornalismo Online devem ser impressos (4 cópias), e também entregues em CD (1 cópia).

 

8- As inscrições estarão abertas de 01 de outubro até 19 de novembro de 2011 e os trabalhos devem ser entregues nos seguintes locais, pessoalmente ou através dos Correios:

 

a) ARFOC-RS

Rua dos Andradas, 943, conjunto 808

Telefone (51) 3227 6898

E-mail: arfoc@terra.com.br

website: www.arfoc-rs.com.br

 

b) Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Avenida Borges de Medeiros, 340, sala 94

Centro

CEP. 90.020-020 -  Porto Alegre/RS

Telefone (51) 3221 9130 e 9951.2869

E-mail: mjdh@terra.com.br

website: www.direitoshumanosbr.org.br

 

No interior do Estado do Rio Grande do Sul, solicitar ficha de inscrição junto aos promotores.

 

Nos demais Estados, solicitar fichas de inscrição junto a Arfoc local, ou com os promotores.

 

9- Todo concorrente deverá preencher a ficha de inscrição com o nome, endereço e demais informações solicitadas. Atenção: Caso a reportagem tenha sido produzida por uma equipe, devem-se relacionar em folha separada, os nomes de todos os jornalistas que trabalharam na matéria, sendo escolhido um para assinar o trabalho.

 

10- Na medida do possível, o material selecionado será exposto ou divulgado, principalmente os trabalhos premiados que não tiveram divulgação. Para tanto, no ato de inscrição, os concorrentes, automaticamente, concordam com o uso deste material na promoção de concursos, exposições ou em forma de livro. Serão resguardados os direitos autorais no caso de comercialização posterior destes trabalhos.

 

11- Todo o material inscrito permanecerá nos arquivos do MJDH.

 

12- A comissão julgadora será composta por um integrante de cada entidade promotora e apoiadora.

 

13- A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 09 de dezembro de 2011, às 20hs, no auditório da OAB/RS, em homenagem ao 63º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.  Endereço: Rua Washington Luiz, 1110 - 2º andar – Centro – Porto Alegre.

 

14- Questões não resolvidas por este regulamento serão decididas pela comissão julgadora.

 

MJDH

3 de outubro de 2011

 

 

 

Volver a Portada

 

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905