Colombia

 

A SINTRAINAGRO condena massacre
de habitantes de Currulao, em Turbo

 

Trabalhadores bananeiros denunciam que grupos terroristas pretendem retomar o controle de Urabá a ferro e fogo e reclamam a imediata intervenção do Governo Nacional

 

 

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Agropecuária  (SINTRAINAGRO), alertou as autoridades, em 22 de agosto passado, sobre a presença de grupos terroristas que têm a intenção de retomar militarmente a região do Urabá Antioquenho.

 

Após condenar o massacre de sete pessoas na Corregedoria de Currulao, município de Turbo, a SINTRAINAGRO denunciou que esses grupos armados, à margem da lei, retornaram à região com o propósito de desestabilizá-la através de massacres coletivos, chantagens, seqüestros e extorsão contra a população civil, que tanto defendeu a paz e o desenvolvimento social.

 

A SINTRAINAGRO alertou o Governo Nacional sobre o fato de que os camponeses vinham sendo informados por várias fontes, que estes grupos novamente iam retomar o controle da região a ferro e fogo. Infelizmente, não foram adotadas as medidas correspondentes para garantir a segurança da população, e atualmente são contabilizados vários massacres, mortes seletivas de camponeses e de trabalhadores bananeiros.

 

A SINTRAINAGRO solicitou ao Governo Nacional a sua imediata intervenção para que seja garantida a segurança das pessoas em Urabá; porque não querem continuar sendo vítimas de grupos terroristas que não estão interessados nem no desenvolvimento social nem na paz.

 

A SINTRAINAGRO convoca todas as forças vivas de Urabá, para que se unam uma vez mais, como aconteceu no passado, e assim poder garantir e manter o desenvolvimento social e o respeito à vida que tanto defendemos. “Não podemos esperar que haja outro massacre contra a população indefesa para que o Governo tome as medidas correspondentes para defender a vida, a honra e os bens dos cidadãos como está prescrito na constituição colombiana”.

 

O Sindicato oferece solidariedade às famílias vítimas destes atos terroristas e os acompanha na dor e na tristeza que hoje invadem todos os cidadãos de bem desta importante região colombiana.

Junta Nacional de SINTRAINGRO

27 de agosto de 2007

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905