Brasil     SINDICATOS │ SOLIDARIEDADE

 

 

Solidariedade com o companheiro

Udo Wahlbrink

A ação das autoridades de Vilhena criminalizou estes trabalhadores, com a intenção de intimidar os movimentos sociais que defendem a Reforma Agrária.

 

Apoio e solidariedade ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena, Udo Wahlbrink, preso injustamente há mais de quatro meses.

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) vem a público manifestar apoio e solidariedade ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena, Udo Wahlbrink, que se encontra preso injustamente há mais de quatro meses.

 

O caso refere-se ao conflito agrário, ocorrido na área denominada Fazenda Dois Pinguins, que era ocupada à cerca de oito anos por dezenas de famílias de trabalhadores rurais e que sofreu ação de reintegração de posse em favor de um fazendeiro; mesmo sendo objeto de uma ação judicial de retomada das terras, ingressada pelo Incra, em 2004, devido ao não cumprimento das cláusulas resolutivas que estabelece que o fazendeiro deveria constituir benfeitorias na propriedade.

 

O suposto crime de Udo é a sua atuação junto aos trabalhadores rurais que reivindicam Reforma Agrária e políticas públicas para a agricultura familiar.

 

A ação das autoridades de Vilhena criminalizou estes trabalhadores, com a intenção de intimidar os movimentos sociais que defendem a Reforma Agrária.

 

Tais fatos foram comprovados pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, cujo relatório aponta abuso destas autoridades e a falta de motivos para a prisão de Udo. Cópia deste relatório foi encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça e outros Órgãos.

 

Segunda-feira passada, dia 23 de julho, houve a Audiência de instrução de mais de uma dezena de trabalhadores rurais, a expectativa das entidades representativas da categoria é a de que os abusos constatados e denunciados pela Comissão de Direitos Humanos sejam reparados e a justiça seja feita.

 

 

  

 

Rel-UITA | FETAGRO

Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia 

30 de julho de 2012

    

Volver a Portada

 

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905