Enviar este artículo por Correo Electrónico    B R A S I L

 

+ INFO

Com Alessandra da Costa Lunas

 

É relançada a campanha internacional
Basta de violência no campo!
 
Como prévia ao relançamento da campanha "Basta de violência no campo!", está ocorrendo na cidade de Rondon, no estado do Pará, Brasil, uma grande mobilização que rememora os 11 anos do ainda impune assassinato de José Dutra da Costa, Dezinho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais deste município e integrante da CONTAG.

 


A mobilização é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI) do Pará, e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rondon, com o apoio da nossa filiada, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), do Movimento de Direitos Humanos (MHD) e da Central Única de Trabalhadores (CUT).

   
 

Dezinho continua vivo na luta do povo, e sua memória jamais será esquecida por aqueles que defendem os direitos e a justiça.

   

"No dia 21 de novembro agora rememoramos os 11 anos do assassinato do sindicalista José Dutra da Costa, conhecido por todos como Dezinho - diz o folheto de apresentação da atividade-.
 
Sua incansável luta em defesa da reforma agrária e dos direitos dos trabalhadores rurais incomodava os madeireiros e grileiros no município de Rondon, no estado do Pará.
 
O assassinato de Dezinho, -continua-, teve repercussão nacional e internacional. Não era para menos, já que a sua luta e seu compromisso transcendiam os limites de Rondon.

   
 

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 1996 até agora, só no estado o Pará já ocorreram 212 assassinatos motivados por conflitos relacionados com a terra, o que equivale a mais de um homicídio por mês durante os últimos 15 anos, sem contabilizar os perpetrados em outros estados do Brasil.

   


Também não nos esqueçamos de José Ribamar, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon, assassinado em frente de sua casa, em 2004- relembra a declaração-.
 
Dezinho e Ribamar  são relembrados em todo o Brasil juntamente com outros grandes lutadores do povo como João Canuto, Expedito Ribeiro, Padre Jósimo, Irmã Dorothy, José Claudio e Maria, e muitos outros que também foram vítimas dos latifundiários criminosos.
 
 Dezinho continua vivo na luta do povo, e sua memória jamais será esquecida por aqueles que defendem os direitos e a justiça.

Consultada pelo Sirel sobre a importância desta mobilização, Alessandra da Costa Lunas, vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, disse: "Essa mobilização é uma prévia do relançamento da campanha Basta de violência no campo! que foi aprovada na recente XIV Conferência Latino-Americana da UITA.
 
A mobilização que começa hoje, sexta-feira 25, e que terminará amanhã, sábado 26, em Rondon do Pará, continuou Alessandra-, "tem uma grande importância porque no contexto da nossa luta pela reforma agrária, a violência no campo se tornou cada vez mais grave nos últimos anos.


A situação mais crítica é registrada no estado do Pará, onde há uma grande repressão contra os dirigentes Rurais”.
 
 
Alessandra informou que um dos principais objetivos desta mobilização é "chamar a atenção, pedir ajuda à sociedade e ao governo brasileiro para enfrentar este mal. Uma de nossas principais denuncias é que estes crimes ainda não foram federalizados e, portanto, continuam sob a jurisdição das Polícias locais, que sabemos são muito influenciáveis pelos grandes fazendeiros e madeireiros. Reivindicamos que estes assassinatos sejam investigados pela Polícia Federal.

   
 

A situação mais crítica é registrada no estado do Pará, onde há uma grande repressão contra os dirigentes Rurais".

   


O governo deve implementar medidas mais duras e eficazes na luta contra a impunidade com relação a estes crimes", concluiu.
 
Amanhã, sábado 26, a programação inclui uma feira de produção agrícola familiar, a instalação de uma Mesa de Negociações com várias entidades governamentais relacionadas a questões agrícolas, uma grande marcha pelas ruas de Rondon que terminará com um ato de encerramento na Praça da Paz, com a presença das autoridades locais, regionais e nacionais.

 

 

En Montevideo, Carlos Amorín

Rel-UITA

25 de noviembre de 2011

 

 

 

 

   Foto: Darío Falero

 

+ INFO

 Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905